LIVROS DO CIEC * CIEC BOOKS


Conheça as mais recentes publicações do CIEC através da nossa "prateleira virtual" de livros abaixo disponibilizada. Para visualizar informações específicas sobre cada obra, faça clique sobre o título escolhido. Estes estão agrupados por ano e ordenados alfabeticamente. Caso deseje adquirir algum livro, poderá contactar diretamente os autores ou, em alternativa, enviar-nos um email.


Check the latest CIEC publications through our "virtual shelf" that you can find bellow. To view specific information about each book, just click in the title choosen. These are grouped by year and alphabetically ordered. if you wish to acquire some of the titles, you can contact directly the authors or, alternatively, send us an e-mail.



2016

Crime Justiça e Sociedade - Visões Interdisciplinares


Autor / Author : Laura M. Nunes, Ana Sani & Sónia Caridade (Coord.)
Editor / Publisher : Edições CRIAP
Sinopse/ Synopsis : Crime, Justiça e Sociedade juntam-se para constituir um conjunto tão alargado quanto específico, na medida em que aponta para diversas dimensões que gravitam em torno de fenómenos tão concretos quanto globais. Na verdade, ao incluir-se aqui o Crime, acaba por se remeter também para a vítima do mesmo, pelo que não se cai no reducionismo que separa de forma estanque ofensor e vítima, estando-se antes num regime de análise do crime sob as duas perpetivas – a daquele que o comete e a do que dele é alvo. Ao que acaba de ser apontado, pode ainda acrescentar-se que a inclusão da Justiça remete para uma série de fatores implicados nas questões do Crime, de quem o pratica e de quem dele é vítima, passando por aspetos morais, éticos, funcionais, legais, jurídicos, culturais e até sociais. Apontados o Crime e a Justiça, resta-nos a Sociedade que, como facilmente se adivinha, está implicada nos anteriores e é afetada pelos mesmos, produzindo-os e sendo por eles criada, num ciclo inquebrantável. Por isso, as autoras deste livro procuraram oferecer textos tão díspares quanto complementares, impondo-se a condição de estarem em estreita associação com o Crime, com os comportamentos criminosos e a vítima dessas condutas, com a Justiça e as suas ligações ao que, numa Sociedade como a nossa, dita o desenvolvimento.



Current and Future Perspectives of Ethnomathematics as a Program


Autor / Author : Milton Rosa, Ubiratan d'Ambrosio, Daniel Clarck Orey, Lawrence Shirley, Wilfredo V. Alangui, Pedro Palhares, Maria Elena Gavarrete
Editor / Publisher : Springer Open
Sinopse/ Synopsis : Role of Ethnomathematics in Mathematics Education is to show that ethnomathematics provides mathematics education with an important framework that can help transform mathematics into a discipline that is better able to contribute to the attainment of the dream of an equitable and humane society. In this regard, “mathematics is powerful enough to help us build a civilization with dignity for all, in which iniquity, arrogance, violence, and bigotry have no place, and in which threatening life, in any form, is rejected” (D’Ambrosio 2004, p. IX).




Disponível Online | Available Online

Dicionário: Crime, Justiça


Autor / Author : RUI LEANDRO MAIA, LAURA M. NUNES, SÓNIA CARIDADE, ANA ISABEL SANI, RUI ESTRADA, CRISTIANO NOGUEIRA, HÉLDER FERNANDES, LÍGIA AFONSO
Editor / Publisher : Edições Sílabo
Sinopse/ Synopsis : A elaboração deste Dicionário Crime, Justiça e Sociedade que, em múltiplas entradas, conta com a colaboração de reputados académicos e especialistas de várias nacionalidades tal é, como se quis, a sua vocação supranacional e inclusiva pela ambição que os seus coordenadores demonstraram ao darem um contributo para, com reciprocidade, se poder estreitar o fosso entre o saber e o fazer.



Formação e Aprendizagem Profissional de Professores: contextos e experiências


Autor / Author : Maria Assunção Flores, Maria de Lurdes Carvalho, Carlos Silva (coordenadores)
Editor / Publisher : De Facto Editores
Sinopse/ Synopsis : Esta obra reúne um conjunto de contributos de autores de vários países, incluindo Portugal, Espanha, Brasil e México, que apresentam questões ligadas à formação e à aprendizagem profissional dos professores em vários contextos e em distintas fases da carreira. A estrutura do livro procura ter em conta uma perspetiva global e diversificada de formação e aprendizagem profissional dos professores, partindo da formação inicial, da realidade dos estágios e das tutorias, passando pela fase de indução e pelas experiências de aprendizagem no local de trabalho ligadas, por exemplo, à avaliação do desempenho docente.


Ilustração de livros de LIJ em Portuga na primeira década do século XXI: caracterização, tipificação e tendências


Autor / Author : Gabriela Sotto Mayor
Editor / Publisher : Tropélias & Companhia
Sinopse/ Synopsis : Neste volume analisa-se quase uma centena de livros de literatura infantojuvenil com vista à compreensão do percurso evolutivo da ilustração nacional na primeira década do século XXI e, consequentemente, reflete-se sobre a importância dos livros ilustrados na inovação e expansão do conceito de ilustração de literatura para a infância no panorama editorial português. Da análise da vertente ilustrativa do corpus, salienta-se o crescente investimento nos elementos paratextuais, a contribuição do designer para a comunicação significante, a multiplicação de edições de tipo livro-álbum e a prevalência da técnica de ilustração manual. Estas tendências e a evidente redução da componente verbal em favor da ilustração traduzem o crescente estatuto da ilustração dos livros de literatura infantojuvenil.



Inovação Curricular, Formação de Professores e Melhoria da Escola, o Referencial do Projeto PROCUR


Autor / Author : Carlos Silva
Editor / Publisher : De Facto Editores
Sinopse/ Synopsis : O projeto PROCUR "vira uma página", do ponto de vista pragmático, com o PEPT (Programa Educação para Todos) e com a reorganização curricular de 2001. Os projetos são isso mesmo, afetos à sua temporalidade. Agora, as ideias, os fundamentos, os contributos, esses perduram, tanto mais quando pertinentes se consideram n os quadros de desenvolvimento da condição humana e da sua capacitação cultural, social e educativa; são intemporais, à razão dos princípios científicos, pedagógicos, éticos e profissionais que os os sustentam.


Interações entre Conhecimentos, Valores e Práticas na Educação em Saúde


Autor / Author : Eva Boff, Maria Pansera-de-Araújo, Graça S. Carvalho
Editor / Publisher : Editora UNIJUÍ
Sinopse/ Synopsis : Este livro aborda resultados de pesquisa originados dos projetos Inovação Curricular: Uma Estratégia de Articulação da Formação Docente e Educação para Saúde, na Interação Universidade e Escola, financiado pelo CNPq; Concepções de Saúde e Educação para a Saúde na Formação Inicial e Continuada de Professores: contribuições à organização curricular da Educação Básica e Superior, financiado pela Fapergs/RS. Ambos os projetos trazem como tema central a Educação em Saúde como processo constitutivo do currículo e da formação docente, na Educação Básica e Superior. Os projetos resultaram em uma parceria com diversos autores, em âmbito nacional e internacional, cujos resultados estão expressos no decorrer dos textos que compõem a obra.



Jogos Olímpicos sob o Signo da Utopia


Autor / Author : Rui Proença, António Camilo Cunha
Editor / Publisher : Visão & Contextos
Sinopse/ Synopsis : Num tempo em que a estreiteza dos horizontes nos pergunta porque motivo terçamos armas por uma causa onde trocaram as medalhas por moedas, reforçamos a solidez dos nossos argumentos dizendo que Tomás More inventou uma palavra, a Utopia, que mais não era do que um "não lugar", ou um "lugar nenhum' para designar a sua ilha; e mais dizemos: que Sísifo continua a empurrar o seu pedaço de rocha encosta acima embora sabendo que ela rolará até ao chão. Todavia, os autores desta obra, como nós, que os seguimos, sabemos, porque Sebastião da Gama nos disse, que "pelo sonho é que vamos" E prosseguiremos, porque queremos colocar o pedaço de rocha no topo do monte e porque navegaremos até à ilha da Utopia. Com a publicação deste livro daremos mais alguns, e importantes passos. Os autores bem justificam que os ouçamos.


Leitura e Educação Literária


Autor / Author : Fernando Azevedo, Ângela Balça
Editor / Publisher : Pactor
Sinopse/ Synopsis : A promoção da Educação Literária exige do mediador de leitura - seja o docente, o bibliotecário escolar, um familiar - um amor incondicional à literatura, porque o fomento de uma educação literária só é efetivo com a aproximação e a apropriação do texto literário. Esta obra, produzida com a colaboração de especialistas nacionais e estran-geiros, inclui 10 capítulos e percorre os vários aspetos da Educação Literária, propondo ideias e estratégias práticas para a formação de leitores, na linha daquilo que é explicitado pelo Programa e Metas Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário. Adequa conceitos teóricos ao público-leitor, apresen-tando sistematizações frequentes e sugerindo diversas ideias práticas. Pela sua natureza, modo de estruturação e temáticas abordadas, Leitura e Educação Literária é uma obra com interesse para Educadores de Infância, Professores de Língua Portuguesa dos Ensinos Básico e Secundário, bem como para alunos de Mestrados em Ensino do Português, em Educação Pré-Escolar e em Ensino dos 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico.



O Contacto no Acolhimento Familiar: o que pensam as crianças, as famílias e os profissionais


Autor / Author : Paulo Delgado (coordenador)
Editor / Publisher : Ler Mais Editora
Sinopse/ Synopsis : A importância atribuída ao contacto no acolhimento familiar (AF) entre a criança ou jovem (CJ) em acolhimento e a sua família de origem (FO) tem vindo a crescer, quer a nível da intervenção social quer a nível da literatura científica Este aumento deve-se essencialmente ao reconhecimento do seu impacto, individualmente ou conjugado com outros fatores, no desenvolvimento da CJ, no trabalho desenvolvido pelos acolhedores, na cessação ou rutura dos acolhimentos, e na reunificação familiar. O presente estudo tem como ponto de partida indagar as complexidades e desafios que se encontram associados aos contactos e às visitas, em particular, tanto ao nível intrapessoal de cada um dos intervenientes, como no âmbito do relacionamento interpessoal, para os acolhedores, para os pais ou membros da FO e para os técnicos das Instituições de Enquadramento (IE), que promovem, acompanham e avaliam as colocações, bem como para as CJ que são centrais nestes processos.


PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO NA VIOLÊNCIA E NO CRIME


Autor / Author : Ana Isabel Sani, Sónia Caridade
Editor / Publisher : Pactor
Sinopse/ Synopsis : O livro Práticas de Intervenção na Violência e no Crime dá continuidade a um esforço de construção do conhecimento científico produzido em Portugal, constituindo-se, sobretudo, como uma ferramenta útil para os estudantes do ensino superior, bem como para os profissionais e técnicos de diferentes áreas, que encontrarão aqui as principais práticas de intervenção para fazer face a um qualquer fenómeno de violência e/ou crime.



Promoção da Saúde Oral no 1º Ciclo do Ensino Básico


Autor / Author : Maria José Cunha, Fernando Guimarães
Editor / Publisher : Novas Edições Académicas
Sinopse/ Synopsis : Quase ninguém questiona a importância dos manuais escolares como elementos fundamentais no processo de ensino e de aprendizagem. Estes deverão apresentar-se com uma organização coerente e funcional, estruturada na perspetiva do aluno, adequada aos objetivos do programa curricular. fornecendo uma informação rigorosa e cientificamente correta ajustada ao nível e grau de ensino a que se destinam. Esta proposta tem como principal objectivo verificar e refletir sobre a forma como os manuais abordam a Saúde Oral ao longo do 1.° CEB entre 1990-2010. Este estudo. apoia-se numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo pelo estabelecimento de categorias a posteriori, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas. Os resultados mostram que não foi atribuida uma importância muito maior à Saúde Oral a partir de 2004, momento em que foi promovido o Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral. Somente se verifica que no 1.° e 2.° anos de escolaridade, a nível do princípio de apreciação Alimentação. uma atenção significativa. Por outro lado, observamos também que, não se verifica, à medida que os anos de escolaridade avançam. um crescer de informação, mas sim o contrário.




2015

A Criança e o Brincar como Obra de Arte: Analogias e Sentidos


Autor / Author : António Camilo Cunha, Sara Tiago Gonçalves
Editor / Publisher : WhiteBooks
Sinopse/ Synopsis : A Criança e o Brincar como Obra de Arte. Analogias e Sentidos é um texto que tenta recuperar a ideia do brincar (o lúdico e o jogo), do ser criança e, ao mesmo tempo, da arte como fenómeno original e inaugural. Como uma espécie de nódulo emocional, a criança e o brincar podem ser encarados como fenómenos que se situam muito para além de racionalidades, ainda que também se localizem no centro de sucessivas reconfigurações teóricas. Tentar explicar a criança e o brincar é correr o risco de cair na insuficiência. As palavras são imperfeitas e pobres, carecem do respirar; por outro lado, viver a infância brincando, rindo, pulando, saltando, gesticulando, imagi-nando é suficiência. De qualquer forma (e por paradoxal que pareça), não con-seguiriamos transmitir a ideia que nos alimenta o espírito de outra maneira sem as palavras. É neste contexto - o das palavras - que ensaiaremos dizer a criança, o brincar e a arte.



A Escrita para a Infância de João Pedro Mésseder ou como trocar as voltas ao silêncio


Autor / Author : Sara Reis da Silva, João Manuel Ribeiro
Editor / Publisher : Tropélia & Companhia
Sinopse/ Synopsis : João Pedro Mésseder, sobressaindo pela sua voz pessoal e pela sua rara e plural, sem deixar de ser coesa, expressão estética, como atestam os ensaios que compõem este volume, possui já um relevante lugar na história da literatura portuguesa para a infância. É autor de obra considerável, re-conhecida e vasta, ilustrada por uma diversidade de artistas plásticos — Manuela Bacelar, Inês Oliveira, Marta Madureira, Alex Gozblau, André Letria, Gémeo Luís, Madalena Matoso, Daniel Silvestre da Silva ou Ana Biscaia (que participou no Simpósio já aludido e de quem também publicamos, neste livro, um texto), entre muitos outros. É um escritor que troca «as voltas ao tempo» e, «à sombra dos livros», partilha «pala-vras que voam», dizendo-nos, por exemplo, «Levou-me um livro com ele pelo mundo a passear, não me perdi nem me achei - porque um livro é afinal... um pouco da vida, bem sei.» (in O G é um Gato Enroscado)


Acolhimento Familiar das Crianças


Autor / Author : Paulo Delgado
Editor / Publisher : Editora Mundos de Vida
Sinopse/ Synopsis : Este livro, que reúne o contributo de distintos professores e investigadores portugueses e espanhóis e a experiência de técnicos da Mundos de Vida, é uma forma de assinalar a urgência do desenvolvimento do acolhimento familiar no nosso país, no ano em que se celebraram os 25 anos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.



Associativismo e Animação Sociocultural


Autor / Author : Constantino Araújo Teixeira, Fernando Ilídio Ferreira<
Editor / Publisher : Novas Edições Académicas
Sinopse/ Synopsis : Esta obra baseia-se numa investigação realizada no âmbito do Associativismo e Animação sociocultural, na Universidade do Minho, Portugal. O texto da pesquisa foi revisto, ampliado e adaptado para publicação em livro, de modo a abranger um vasto público interessado nas questões do associativismo, da animação sociocultural, da cidadania e da participação social. Considerando-se a problemática urbana e a heterogeneidade do movimento associativo, mas dando-se destaque ao conceito de associativismo cidadão, estuda-se uma associação inserida num bairro social urbano e o conjunto de atividades, projetos e parcerias que ela desenvolve numa perspetiva sociocomunitária. Esta temática assume hoje grande relevância, atendendo às profundas transformações que se têm operado ao nível da sociedade, do Estado e da ação social, em geral, na qual se inscreve o fenómeno associativo aqui abordado. Constantino de Araújo Teixeira - Licenciado em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Mestre em Associativismo e Animação Sociocultural, Universidade do Minho. Fernando Ilídio Ferreira - Doutor em Estudos da Criança; Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho.


Atividade Física, Saúde e Lazer. Desenvolvimento das Crianças e Problemáticas Relacionadas com a Saúde


Autor / Author : Anastácio, Z., Carvalho, G.S. & Pereira, B. O. (Eds.)
Editor / Publisher : Novas Edições Académicas
Sinopse/ Synopsis : As crianças têm vindo a conquistar o seu espaço e estatuto numa sociedade em rápida mutação, tentando adaptar-se aos contextos em que se inserem. Numa estrutura familiar nuclear e funcional o recém-nascido começa por estabelecer forte enculação com a sua progenitora, que assume um papel preponderante no desenvolvimento infantil e nos cuidados básicos de saúde e educação. Ao entrar para a escola, a criança estabelece aprendizagens na relação com os outros e desenvolve competências de socialização. Em meio escolar a criança pode confrontar-se com dificuldades de aprendizagem, devidas a lesões ou patologias, adquirir conhecimentos em domínios mais sensíveis como é o da sexualidade, iniciar o consumo de substâncias psicoativas e adotar comportamentos, tanto saudáveis como de caráter mais negativo, como é o caso do bullying. Todas estas problemáticas são aqui abordadas, pelo que este livro se destina a adultos que lidam diariamente com crianças e adolescentes, em especial a professores, investigadores e pais. O teor pode ser entendido tanto numa perspectiva educativa como numa perspectiva investigativa, servindo o conhecimento científico produzido de suporte à prática educativa. Zélia Anastácio é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UM) e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Graça Carvalho é Professora Catedrática do IE-UM e Diretora do CIEC. Beatriz Pereira é Professora Catedrática do IE-UM e membro do CIEC




Disponível Online | Available Online


Casas Muito Doces: Reescritas Infanto-Juvenis de Hansel e Gretel


Autor / Author : Sara Reis da Silva
Editor / Publisher : Tropélias & Cia
Sinopse/ Synopsis : Na senda do livro “De capuz, chapelinho ou gorro: recriações de O Capuchinho Vermelho na literatura portuguesa para a infância”, Sara Reis da Silva apresenta agora novo estudo, desta feita, sobre as reescritas de Hänsel und Gretel. Nele, ilustra a vasta divulgação internacional deste conto com numerosos exemplos de edições em diferentes paises e segue o trilho da recepção portuguesa desde meados do século XIX até ao presente, dedicando especial atenção a novas histórias de Hänsel e Gretel de data recente, que claramente se destacam pela originalidade e pela qualidade literária. (...) As muitas traduções e reescritas portuguesas que se seguiram ao longo de quase 150 anos, e que Sara Reis da Silva tão bem soube recolher, seleccionar e apresentar neste volume, dão mostra da vitalidade do conto na literatura para crianças e dão também mostra da criatividade de tradutores, escritores e ilustradores. “Casas muito doces: Reescritas infanto-juvenis de Hünsel e Gretel”, de Sara Reis da Silva, permite a estudiosos e outros leitores interessados aceder à história da recepção internacional do famoso conto dos Irmãos Grimm e compreender, através dos muitos exemplos dados, de que modo procedimentos de recriação contribuem para revitalizar e rejuvenescer velhos contos e assim lhes garantir a perenidade.


Educação Física, Lazer e Saúde: interfaces ao desenvolvimento humano


Autor / Author : Edison Souza, Juarez Nascimento, Edson Azevedo, Beatriz Pereira (organizadores)
Editor / Publisher : UDESC
Sinopse/ Synopsis : O livro reúne textos de autores dos mais diversos grupos ou núcleos de pesquisa e instituições de ensino superior, distribuídos, principalmente entre o Brasil e Portugal. Imbricados em três eixos temáticos, os capítulos levantam questionamentos e trazem reflexões sobre o ser humano em sua complexidade e natureza. O Desenvolvimento Humano é abordado enquanto processo e produto das interações do indivíduo com o ambiente por meio das redes de pesquisadores envolvidos. Enquanto que a relação entre Atividade Física e Saúde é contemplada em múltiplos olhares sobre a inatividade, o sedentarismo e a obesidade, o Lazer é discutido a partir de sua complexidade e abrangência no desenvolvimento pessoal, social e profissional. A obra, produzida por várias mãos brasileiras e portuguesas, registra um momento importante no espaço de expressão da língua portuguesa, porém não conclusivo. Além de ressaltar a parceria e a cumplicidade enquanto condições fundamentais para o avanço científico, revela a sintonia de propostas investigativas para alargar as fronteiras do conhecimento e auxiliar na construcão de um mundo melhor.



Educação Sexual na Promoção da Inteligência Emocional, Uma abordagem no 1º ciclo do ensino básico


Autor / Author : Daniela Silva, Zélia Anastácio
Editor / Publisher : Novas Edições Académicas
Sinopse/ Synopsis : Este livro aborda a relação entre a Educação Sexual e o desenvolvimento da Inteligência Emocional, trabalhada através de uma investigação e intervenção com uma turma de alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Pretendeu-se aprofundar o conhecimento a cerca do desenvolvimento da Inteligência Emocional e a sua relação com a Educação Sexual, mais especialmente no domínio dos relacionamentos interpessoais. Partindo da observação de problemas relacionais, de competitividade e de falta de empatia entre as crianças, procurou-se compreender o impacto que determinadas estratégias de Educação Sexual poderão ter a nível do desenvolvimento de competências inerentes à Inteligência Emocional. Daniela Silva é Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1°CicIo pela Universidade do Minho com uma especialização em Ensino de Inglês. Zélia Anastácio é docente e investigadora na Universidade do Minho, Doutorada em Estudos da Criança pela mesma universidade e em Didática da Biologia, Saúde e Ambiente pela Universidade Claude Bemard Lyon-1.




Disponível Online | Available Online

Educação, Desenvolvimento e Ação Local Comunitária


Autor / Author : Fernando Ilídio Ferreira, Gérman Vargas Callejas e Orlando Freitas
Editor / Publisher : Cadernos ICE
Sinopse/ Synopsis : Organizado por Fernando Ilídio Ferreira, Germán Vargas Callejas e Orlando Freitas, o presente caderno inclui textos seus e de Abílio Amiguinho, Ana Paula Marques, Daniela Gomes, Héctor Pose, Irene Santos, Joana Lúcio, João Caramelo, Júlio Gonçalves dos Santos, Laura Varela Crespo, Lídia Mota, Lucia Iglesias da Cunha, Luís Rothes, Miguel Pardellas Santiago, Paulo Delgado, Rosa Valls Carol e Sandra Girbés Peco. A obra é publicada no ano em que foram fixados, numa cimeira da ONU, em Nova Iorque, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2015-2030. A questão do desenvolvimento - e do desenvolvimento local e comunitário, em particular - é abordada em treze capítulos, da autoria de investigadores de Portuga] e Espanha. Discutem conceitos e perspetivas, apresentam estudos e projetos, sinalizam problemas e temáticas e enunciam desafios à investigação, às políticas públicas, às instituições, aos profissionais e aos cidadãos, de um modo geral, tratando-se de uma questão que a todos e a todas diz respeito.



Ensino do Português. Do Jardim ao Primeiro Ciclo. Práticas em Sala de Aula


Autor / Author : Fernando Azevdo, Maria da Graça Sardinha, Paulo Osório (coordenadores)
Editor / Publisher : CIEC-UMINHO
Sinopse/ Synopsis : Esta obra engloba uma panóplia de textos dirigidos a todos aqueles que se interessam pelo ensino-aprendizagem das crianças nos primeiros tempos de escolaridade. No seu conjunto, todos os textos apresentam facetas plurais sobre o ensino da língua portuguesa, a par de outras linguagens, buscando, na sua desconstrução, novos caminhos e novas descobertas susceptíveis de fertilizarem as práticas pedagógicas.


Formação e Trabalho Docente: Projetos, Políticas e Práticas


Autor / Author : Maria Assunção Flores, Fernando Ilídio Ferreira (organizadores)
Editor / Publisher : DeFacto Editores
Sinopse/ Synopsis : Este terceiro volume, intitulado Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas, está organizado em três partes que apresentam contributos de investigação de diversos autores de vários países da Europa e da América Latina, com especial incidência nas questões da formação contínua e do desenvolvimento profissional docente. Além da convergência das temáticas, os vários textos são fruto de conhecimento produzido no âmbito de projetos de investigação, com dimensões de formação e de interação com a sociedade, e da análise e reflexão sobre políticas e práticas de formação e desenvolvimento profissional.



Infância e Educação, olhares sobre contextos e cotidianos


Autor / Author : Cleriston dos Anjos, Fernando Ilídio Ferreira
Editor / Publisher : Edufal
Sinopse/ Synopsis : A pesquisa educacional, sobretudo no domínio dos Estudos lofancia (Childhood Studies), tem dado relevantes contributos o questionamento e a superação da ideia, muito enraizada no comum, de que a criança é menor, incompetente e sem voz, o que parece remeter ainda para a etimologia latina da palavra "infans", que significa "o que não fala". Esta obra pretende contribuir para o questionamento e a superação desta ideia, dando voz a investigadores, brasileiros e portugueses, que dão voz e escutam as crianças. A obra tem como referencial teórico e metodológico a concepção de criança como ator social e sujeito de direitos. Reúne catorze trabalhos de investigação, teóricos e empíricos, a respeito de contextos e cotidianos de educação da criança no Brasil e em Portugal, estando organizada em quatro partes: i) Fundamentos políticos e históricos da Educação Infantil; ii)aspectos teórico-metodológicos da investigação com crianças; iii) gênero e diversidade cultural; iv) Currículo, desenvolvimento e aprendizagem. Os autores estão vinculados a diferentes instituições Superiores de Ensino, brasileiras e portuguesas, e conta, também, entre colaboradores, com estudantes de graduação e de pós-graduação, da Educação Básica e pesquisadores de diversas instituições.


Literatura para Crianças e Jovens: da memória ao leitor


Autor / Author : Fernando Azevedo (coordenador)
Editor / Publisher : CIEC-UMINHO
Sinopse/ Synopsis : A literatura lida por crianças e jovens encontra as suas raizes nos contos transmitidos e partilhados oralmente nas comunidades rurais. Esses textos, usualmente com urna estrutura relativamente simples e onde eram bem visíveis as dicotomias entre o bem e o mal, o positivo e o negativo, o eufórico e o disfórico, comportavam importantes e não negligenciáveis dimensões axiológicas. Este volume reúne contribuições de especialistas nacionais e estrangeiros das áreas da Literatura Infantil, Literatura Juvenil e do Imaginário Educacional.



Políticas Públicas e Regulação da Educação


Autor / Author : Elton Nardi, Maria de Lourdes Almeida, Isabel Maria Viana
Editor / Publisher : Mercado de Letras
Sinopse/ Synopsis : Esta coletânea traz um conjunto de reflexões e análises acerca de questões e dilemas que atravessam as políticas educacionais na atualidade, mais especificamente quanto a opções políticas e práticas de regulação operadas no setor. Ao reunir trabalhos de pesquisadores do Brasil e de outros países, as discussões lançadas na obra são especialmente reforçadas pelo enfoque de diferentes domínios das políticas educacionais, assim como pela revista de estratégias, formas e mecanismos de regulação da educação postos em marcha nas últimas décadas e em diferentes contextos. Por essa via, os textos permitem evidenciar tanto a complexidade do fenômeno da regulação no campo educacional, como o seu caráter múltiplo e ampliado. É uma obra dirigida a estudantes e docentes da educação superior, a pesquisadores do campo das políticas educacionais e a todos aqueles que buscam ampliar o horizonte de suas análises sobre políticas públicas e regulação da educação.


Processamento Auditivo


Autor / Author : Cristiane Lima Nunes
Editor / Publisher : Papa Letras
Sinopse/ Synopsis : A audição é uma função sensorial de máxima importância no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem. É comum pensarmos apenas se o sujeito ouve ou não ouve, mas este pensamento está restrito apenas à deteção do som. Ouvir é muito mais! Ouvir é interpretar um som, estar atento aos sons, perceber o que nos dizem no meio de lugares com outros barulhos, perceber a diferença entre diversos fonemas e poder distingui-los para ter uma boa escrita, é memorizar uma instrução e poder executá-la sem necessidade de repetição, é sentir a presença de um som sem desconforto, é poder estar num meio cheio de informação sonora e selecionar o que queremos ouvir. Desde 1950 que existem estudos que nos mostram que ouvir é muito mais complexo do que imaginámos. Atualmente uma avaliação auditiva completa poderá ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem, erros na escrita, distração, dislexia e até no comportamento. Mas para isso é preciso conhecer o processamento auditivo, saber avaliar e intervir de forma adequada. Este livro tem como objetivo preencher uma lacuna existente em Portugal e promover uma prática clínica baseada em evidências.



Ser Professor, bases de uma sistematização teórica


Autor / Author : António Camilo Cunha
Editor / Publisher : Agos
Sinopse/ Synopsis : A complexidade da escola de massas corresponde a uma realidade que, no que diz respeito aos professores, se carateriza pela diversi-dade de formações, de percursos de aprendizagem profissional e de contextos organizacionais. [Nos] últimos vinte anos assistiu-se ao incremento da produção teóri-ca e de estudos empíricos sobre a profissão e a formação docentes, como se pode verificar percorrendo a vasta "base de dados" que constitui a bibliografia do livro que o leitor tem em mãos. Camilo Cunha dá conta de toda uma produção sobre a profissão e a formação docentes, onde confluem duas dimensões importantes - o pensamento e a ação - que interpelam a reconfiguração atual dos modos de pensar e ser professor e de fazer formação. A novidade do livro está no entrelaçamento da produção teórica existente. O seu contributo para uma sistematização teórica de tão vasta produção constitui, pois, a sua originalidade no panorama das ciências da educação.




2014

A Morada das Palavras, Leitura da Obra Infantojuvenil de António Mota


Autor / Author : Sara Reis da Silva, João Manuel Ribeiro
Editor / Publisher : Tropélia & Cia
Sinopse/ Synopsis : É intenção dos organizadores desta publicação dar conta, fixando na memória literária, cimentada ou legitimada consensualmente e também pela existência de objetos-livros situados no domínio da crítica literária, das singularidades ideotemáticas e técnico-expressivas da escrita que, desde "A Aldeia das Flores" (1979) e em mais de 80 títulos (até à data), o autor eleito dirigiu a potenciais destinatários infantis. Uma visita e/ou uma revisitação das diversas "moradas das suas palavras", consubstanciadas nas abordagens aqui reunidas, assentes em pressupostos metodológicos e em estratégias de leitura do universo da investigação sobre o texto literário, em particular, aquele que se destina preferencialmente a crianças e jovens, possibilitarão certamente uma ampliação do conhecimento e uma maior aproximação da escrita de António Mota de leitores distintos, bem como de mediadores de leitura variados. Tudo plenamente justificado pela intensidade, autenticidade, humanismo e sentido estético que pautam a produção literária de António Mota.




Disponível Online | Available Online


Alfabetização em Países de Língua Portuguesa: Pesquisa e Intervenção


Autor / Author : Jáima Pinheiro de Oliveira, Tania Moron Saes Braga, Fernanda Leopoldina Parente Viana, Ana Sucena Santos (org.)
Editor / Publisher : Editora CRV
Sinopse/ Synopsis : A obra reúne as principais discussões que permeiam o cenário do processo de alfabetização, no Brasil e em Portugal. A grande maioria dessas temáticas, também presentes em outros países de Língua Portuguesa, aborda as habilidades metalinguísticas. Pesquisadores do Brasil e de Portugal dividem os espaços do livro para auxiliar nos avanços destas discussões, com pesquisadores há muito anos. Dentro deste contexto e largamente difundida, hoje, a "ciência da leitura" tem se mostrado como um dos maiores suportes em relação à aprendizagem da leitura e da escrita, para fins de auxiliar o processo de alfabetização. Ressaltamos, no entanto, que este processo não caminha sozinho, pois há décadas que se discute, também, sobre a importância das práticas sociais de leitura e de escrita, dentro e fora da escola. Ou seja, os processos e alfabetização e de letramento devem estar sempre juntos, o que não significa que estratégias rigorosamente sistematizadas de ensino da leitura e da escrita não devam fazer parte desse contexto.


Atividade Física Saúde e Lazer: olhar e pensar o corpo


Autor / Author : Beatriz Oliveira Pereira, Alberto Nídio Silva, António Camilo Cunha, Juarez Vieira do Nascimento (org.)
Editor / Publisher : Editora Tribo da Ilha
Sinopse/ Synopsis : O livro apresenta, globalmente, um olhar sobre a trioologia "atividade física, lazer e saúde", que se constrói a partir das perspetivas plurais que investigadores portugueses e brasileiros desenvolvem em torno da(s) temática(s) fundadoras dos Seminários Internacionais de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Os capítulos foram agrupados em quatro grandes e diferenciadas áreas temáticas: Infância e Jogo; Lazer e Atividade Física; Educação Física, Desporto e Intervenção; Desporto e Ciências Humanas. Fica o registo avisado que tem pautado o SIEFLAS, e o lastro da participação significativa que nele tiveram todos quantos, ao fazê-lo, se mostraram comprometidos com o que neles todos e, particularmente, a partir de cada um, de relevante se registou para o encontro de novos roteiros que contribuam para melhorar a nossa vida de todos os dias.



Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas, vol. I


Autor / Author : D. Fernandes, A. Borralho, C. Barreira, A. Monteiro, D. Catani, E. Cunha, M. P. Alves
Editor / Publisher : EDUCA
Sinopse/ Synopsis : Neste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA, que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a perceções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as perceções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e perceções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.


Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas, vol. II


Autor / Author : D. Fernandes, A. Borralho, C. Barreira, A. Monteiro, D. Catani, E. Cunha, M. P. Alves
Editor / Publisher : EDUCA
Sinopse/ Synopsis : Neste livro, em dois volumes, organizaram-se 21 artigos de investigadores diretamente envolvidos no projeto AVENA, que partilharam e discutiram resultados referentes a práticas curriculares de docentes e a perceções de estudantes e docentes relativamente a essas mesmas práticas. O leitor terá assim oportunidades para conhecer conclusões e reflexões que, num certo sentido, mostram que algo poderá estar a mudar, embora timidamente, na Pedagogia no/do Ensino Superior. Ainda que, em geral, as práticas e as perceções reveladas pelos participantes fossem consistentes com visões do ensino centradas nos docentes, também foram evidenciadas práticas e perceções em que os estudantes surgiram claramente no centro dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.



BAL - Bateria de Avaliação à Leitura


Autor / Author : Fernanda Lepoldina Viana, Iolanda Ribeiro (coord)
Editor / Publisher : CEGOC
Sinopse/ Synopsis : A apresentação dos quadros teóricos que sustentam a construção dos cinco testes da Bateria de Avaliação da Leitura— BAL a descrição do método. especificamente as questões relacionadas com a elaboração dos textos e dos itens das provas de compreensão de textos, bem como as análises estatísticas e as provas usadas nos estudos de validade. são inseridas neste livro e não nos manuais técnicos de cada teste. Várias razões justificam esta decisão. Em primeiro lugar importa salientar que a bateria de provas foi constru ida de modo a permitir avaliar a compreensão de textos considerando três condições: o tipo de texto (narrativo ou informativo). a modalidade de apresentação (leitura silenciosa ou audição de um texto) e a leitura de palavras. As questões teóricas que sustentam esta opção são abordadas no primeiro capitulo deste livro. O modelo teórico que enquadra as quatro provas de compreensão é similar. bem como as opções tomadas ao nivel da elaboração dos itens e do seu formato. Do ponto de vista metodológico e estatístico. os cinco testes foram construidos no âmbito da Teoria da Resposta ao Item (TRI). mais especificamente com recurso ao modelo Rasch. O plano definido para o estudo da validade dos resultados é igualmente comum aos vários testes. Existe. assim. uma sobreposição de aspetos conceptuais, metodológicos e estatisticos nas provas. Em segundo lugar. a BAL foi pensada como um conjunto de cinco testes cujos resultados podem ser integrados de modo a permitir um diagnóstico preciso das dificuldades de leitura. Todavia. a BAL pode também ser utilizada em situações de investigação ou de prática profissional. Caberá aos profissionais a opção por utilizar apenas alguns dos testes. Cada teste da BAL foi construído de modo autónomo e cada resultado tem um valor substantivo em si mesmo. Tendo em conta estas considerações. não se justifica a existência de um único manual técnico relativo a todas as provas. Por um lado. a elaboração de cinco manuais técnicos independentes foi a solução considerada mais ajustada para a utilização dos testes da BAL em função dos objetivos dos seus utilizadores. Por outro lado. dado que o modelo teórico dos testes de compreensão. bem como as opções metodológicas e estatísticas relacionadas com os cinco testes. são comuns. a sua repetição nos cinco manuais resultaria em informação redundante. Optou-se. por isso. pela elaboração de uma publicação complementar aos manuais técnicos. na qual se sistematizam as questões conceptuais e metodológicas que orientaram a construção dos diferentes testes que integram a BAL


Brincar, Brinquedos e Brincadeiras


Autor / Author : Catarina Tomás, Natália Fernandes (org.)
Editor / Publisher : UEM Editora
Sinopse/ Synopsis : Brincar é o tema que juntou, uma vez mais, um conjunto de investigadores oriundos de alguns países de língua portuguesa: Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Não só a língua portuguesa uniu este grupo, mas também uma visão partilhada acerca da infância e das crianças, como um grupo geracional que tem formas próprias de interpretar o mundo, de agir, de pensar e de sentir, nas quais o brincar assume uma centralidade inquestionável, ainda que possa adotar diferentes facetas decorrentes das latitudes em que ocorre. Este livro pretende também contrariar a tend~encia hegemónica de olhar para as crianças do Sul, a partir de temáticas constantes, como a exclusão e a vulnerabilidade, perpetuando, desta forma, uma determinada imagem destes países e destas crianças. Não obstante a estas realidades, coexistem outras e a intenção desta obra é descoultá-las de forma a contribuir para um conhecimento mais amplo sobre a infância, plasmado ao longo de oito capítulos, onde se convida o leitor a conhecer um pouco mais sobre os modos de brincar das crianças dos países de língua portuguesa.




Disponível Online | Available Online


Ciências Experimentais para Crianças


Autor / Author : Paulo Idalino Varela
Editor / Publisher : Ciências Experimentais para Crianças
Sinopse/ Synopsis : Este livro fundamenta e caracteriza uma prática de ensino das ciências, que vem sendo desenvolvida e implementada, em diferentes contextos, com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tal prática coloca grande ênfase nos processos de construção do conhecimento e na estimulação do pensamento reflexivo em contexto de interação social. O seu efeito faz-se sentir, de forma muito significativa, na qualidade das aprendizagens das crianças e no desenvolvimento de competências, ligadas ao raciocínio, à linguagem e à resolução autónoma de problemas. Estes resultados são indissociáveis de um processo de ensino indutor de uma atmosfera de aprendizagem com liberdade de comunicação e elevado investimento intelectual, com genuína reflexão, discussão e cooperação na resolução de determinadas situações e problemas. Neste livro, o leitor encontra várias narrativas que ilustram a natureza do processo de ensino-aprendizagem. A análise interpretativa dessas narrativas evidencia processos promotores da qualidade das aprendizagens e sugere uma visão crítica sobre os limites impostos pela perspetiva piagetiana para a aquisição de determinados conceitos científicos por parte das crianças.




Disponível Online | Available Online

Coordenação, Supervisão e Liderança: Escola, projectos e aprendizagens


Autor / Author : Joaquim Machado, José Matias Alves
Editor / Publisher : Universidade Católica Editora (Porto)
Sinopse/ Synopsis : Compêndio coordenado por Joaquim Machado e José Matias Alves.




Disponível Online | Available Online


Crime, Justiça e Sociedade. Desafios emergentes e propostas multidisciplinares


Autor / Author : Ana Sani, Laura Nunes (coord.)
Editor / Publisher : Edições CRIAP
Sinopse/ Synopsis : Ao crime e aos seus atores (criminoso ou vítima), encontram-se associados elementos vários que se impõem na sociedade, como a justiça. Neste sentido, :is análises a estes elementos revelam-se inesgotáveis, sempre atuais e pertinentes, mesmo atendendo a todas as transformações que vão ocorrendo. Assim, a abordagem multidisciplinar a estes temas acaba por se revelar imprescindível pois, dada a sua grande complexidade, consentem-se diversos pontos de vista e múltiplas interpretações. A indagação a respeito de concerualizações teóricas e cie instituições judiciais, sobretudo sob um ponto de vista comparativo, emerge como uma necessidade. Atendendo à inegável complexidade do tema que aqui se aborda, exigindo multidisciplinaridade, procurar-se-ão expor diferentes vertentes interpretativas e desiguais pontos de vista a respeito do crime e de quem o pratica, da vítima e cie como percebe a ocorrencia criminal, das respostas dos mecanismos de justiça e da sociedade. Por outro lado, entre criminoso e vitima importa também indagar a respeito das formas de prevenção, de como os espaços, os comportamentos e a forma como decorre o processo de socialização dos indivíduos podem potenciar ou reduzir as probabilidades ele crime. Na sequência do que acaba de ser referido, este livro apresenta-se dividido em três partes, procurando dar um sentido a cada uma delas, através do enquadramento e da contextualização dos diferentes textos com que cada autor foi contribuindo. Dessas diferentes contribuições emergiram remas que foram retratados e que construíram a primeira parte, sobre crime e vítimas de violência nas relações de intimidade, a parte dois, referente à justiça, aos menores em situação de perigo e aos percursos de vida e, a terceira e última parte, respeitante à sociedade, crime e reação social. Mais que respostas, este livro coloca desafios e abre, através dos diferentes especialistas de áreas distintas, possibilidades de análise a respeito do crime, da justiça e da sociedade.




Disponível Online | Available Online

Desafios Matemáticos


Autor / Author : Alexandra Gomes (Coord.)
Editor / Publisher : Lulu Enterprise
Sinopse/ Synopsis : Este livro reúne treze desafios propostos a alunos da Licenciatura cm Educação Básica e por eles resolvidos. Os alunos que frequentam esta licenciatura irão ser, na sua maioria, educadores e/ou professores do ensino básico. E pois fundamental que estes futuros educadores/professores sejam confrontados, na sua formação inicial, com um conjunto variado de tarefas matemáticas, como problemas, investigações matemáticas, modelações dc situações reais, entre outras. Estas tarefas são ainda estranhas para os alunos sendo que, quando são confrontados com elas sentem algum desconforto e ansiedade. Isto porque, contrariamente ao que estão habituados, para estas tarefas não há um processo imediato de resolução ou nem sequer há uma formulação clara do que se pretende.




Disponível Online | Available Online


Domicílios e carros 100% livre de fumo: Programa de Prevenção da Exposição das Crianças ao Fumo Ambiental do Tabaco


Autor / Author : José Precioso, Ana Carolina Araújo, Catarina Samorinha, Cláudia Correia, Isabel Sousa, Manuel Macedo, Henedina Antunes, José Machado e Paulo Vitória
Editor / Publisher : CIEC-UMINHO
Sinopse/ Synopsis : Neste livro descreve-se os principais riscos associados à exposição ao Fumo Ambiental cio Tabaco (FAT). a prevalência de crianças expostas e fundamentalmente apresenta-se um programa de prevenção da exposição das crianças ao FAT, designado por Domicílios e Carros 100% livres de fumo. Este programa integra boas práticas baseadas na evidência científica e recursos pedagógicos de apoio. com a finalidade de apoiar os professores na promoção de domicílios e carros livres de fumo de tabaco.


Educação para Todos: Igualdade, Diversidade e Autonomia


Autor / Author : Joaquim Machado, José Matias Alves
Editor / Publisher : Universidade Católica Editora (Porto)
Sinopse/ Synopsis : Compêndio coordenado por Joaquim Machado e José Matias Alves.




Disponível Online | Available Online


Falar, Ler e Escrever - Propostas integradoras para jardim de infância


Autor / Author : Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda Ribeiro (coord.)
Editor / Publisher : Santillana
Sinopse/ Synopsis : "Falar, Ler e Escrever" apresenta um conjunto de estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvivmento da linguagem e a descoberta da leitura e da escrita enquanto meios de comunicação e de acesso ao conhecimento fundamentais para a construção sólida dos pilares da literacia nas crianças em idade pré-escolar. É nesse pressuposto que esta obra se constitui como um importante recurso didático que poderá apoiar os educadores numa prática pedagógica estruturada e estruturante decisiva para a formação das crianças que dela beneficiarem.


Formação e desenvolvimento profissional de professores. Contributos internacionais


Autor / Author : Maria Assunção Flores (coord.)
Editor / Publisher : Almedina
Sinopse/ Synopsis : A formação de professores constitui um tema que tem atraído a atenção de académicos, investigadores e decisores políticos, entre outros, sendo entendida como um dos fatores que contribuem para a melhoria da educação. Uma análise da literatura existente neste domínio revela a centralidade do tema no âmbito dos estudos educacionais e que é visível nomeadamente na profusão de revisões de estudos, de handbooks e de revistas científicas da especialidade. Contudo, sendo vasta, esta literatura testemunha também os diferentes olhares e perspetivas que lhe estão subjacentes, particularmente ao longo das últimas décadas. É esta diversidade que está na génese deste projeto e que se traduz nos seus 10 artigos, da autoria de 19 especialistas oriundos de vários países.




Disponível Online | Available Online


Formação e trabalho docente: diversidade e convergências (volume 2)


Autor / Author : Maria Assunção Flores, Clara Coutinho (org.)
Editor / Publisher : DeFacto Editores
Sinopse/ Synopsis : Esta obra reúne um conjunto de textos que apresentam os temas em debate na atualidade sobre formação e trabalho docente, destacando-se, em termos globais, a sua diversidade mas também as convergências no que toca aos assuntos centrais em análise. Em particular, apesar da especificidade dos contextos, da sua história e cultura, é possível identificar dilemas comuns que se colocam à formação e ao trabalho dos professores um pouco por todo mundo, com particular destaque para as culturas de performatividade, para uma maior escrutínio público do seu trabalho e para uma maior intensificação e burocratiza* (Flores, 2011, 2012, Day, 2012), a par da crescente influência das tecnologias de informação e comunicação (Coutinho, 2012) que, naturalmente, têm repercussões nos modos de pensar e de olhar o ensino e a formação dos docentes. Estes são, portanto, alguns dos temas que perpassam os textos incluídos neste volume e que decorrem de um congresso organizado em parceria entre o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e a International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Este livro está organizado em duas partes que são constituídas por contributos de diversos autores oriundos de vários países. Os textos são apresentados na língua original para dar voz aos seus autores e aos contextos de onde provém, porcurando estabelecer um debate mais alargado ao mesmo tempo que se procura chegar a um público mais vasto.




Disponível Online | Available Online

Formação e trabalho docente: tendências e desafios atuais (volume 1)


Autor / Author : Maria Assunção Flores, Clara Coutinho (org.)
Editor / Publisher : DeFacto Editores
Sinopse/ Synopsis : Esta obra reúne um conjunto de textos que apresentam os principais desafios e tendências na formação e trabalho docente em vários contextos, nomeadamente no que se refere à natureza do conhecimento profissional dos professores, à articulação entre a teoria e prática, ao perfil de professor a formar e à ligação entre a escola e a universidade, mas também quanto à natureza do trabalho e colaboração docente, ás oportunidades de aprendizagem à criação de culturas profissionais e de lideranças suscetíveis de promover o desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento organizacional das instituições. Estes são, portanto, alguns dos temas que atravessam os textos incluídos neste volume e que decorrem de um congresso organizado em parceria entre o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e a International Study Association on Teachers and Teaching (ISA1T). Este livro está organizado em duas partes que são constituídas por contributos de diversos autores de vários países da Europa, da Mica e da América Latina. A opção de manter os textos na sua língua original pretende dar conta da pluralidade de vozes e dos seus contextos mas também captar um fenômeno complexo e em mudança como é o caso da formação e do trabalho docente, ao mesmo tempo que se procura chegar a um público mais vasto.




Disponível Online | Available Online


Formação, memória e alteridade. Cruzando a literatura e a educação


Autor / Author : Fernando Azevedo, Alberto Filipe Araújo, Joaquim Machado Araújo
Editor / Publisher : Lulu Enterprise
Sinopse/ Synopsis : s textos aqui apresentados abordam questões pertinentes para o educador: o papel da memória cultural, a relevância do texto enquanto suporte para a recuperação de um fio condutor da nossa existência, a cidadania e a alteridade. sta obra entrecruza a literatura e a educação. A literatura entendida como conjunto de textos do domínio ficcional que, interrogando o mundo, auxilia o leitor a posicionar-se e a interpretar os seus lugares aqui e agora. A educação entendida como conjunto de saberes, práticas e axiomas que, ajudando o sujeito a pensar o mundo, contribuem para que ele possa crescer e desenvolver-se na plenitude e pluralidade das suas dimensões humanas. A obra é pertinente para estudantes do Ensino Superior, investigadores da área da Educação e da Literatura.




Disponível Online | Available Online

Formación Lectora. Obras Imprescindíbles


Autor / Author : Ana Cristina Macedo, Eulalia Agrelo Costas, Sara Reis da Silva (coords.)
Editor / Publisher : Tropélia & Cia
Sinopse/ Synopsis : Sob o título Formação leitora . Obras imprescindíveis, reúnem-se estudos, uma entrevista, experiências e propostas didáticas, além de recensões críticas, da autoria de investigadores portugueses e galegos interessados tanto na divulgação da critica sobre a escrita para a infância e juventude como na mediação da leitura. (...) Uma intenção comum emerge, portanto, destes textos: avaliar a relevância de um conjunto esteticamente reconhecido de obras localizadas na área da literatura para a infância e juventude na formação leitora. Possibilitar a mediadores da leitura, com maior ou menor grau de especialização, um conhecimento mais profundo e sistemático de textos e / ou obras entendidas como básicas na formação de um leitor competente e crítico - nas palavras de Umberto Eco um "leitor do segundo nível", ou seja, aquele que, para o ser, precisa de "ler Muitas vêzes, e algumas histórias TEM de ser lidas até ao infinito" (Eco, 2014: 210) -, através da apresentação de análise e da proposta de linhas de leitura, é, pois, o fim último deste volume, que propõe também e, em última instância, uma visão compartilhada e aberta (francamente intercukural) sobre a escrita voltada para as primeiras idades. As cordinadoras / Coordenador TEXTO EM PORTUGUÊS E EM GALEGO




Disponível Online | Available Online


Fundamentos e Praticas da avaliação na educação infantil


Autor / Author : Célia Maria Guimarães, Maria João Cardona, Daniele Ramos de Oliveira (org.)
Editor / Publisher : Editora Mediação
Sinopse/ Synopsis : Avaliar na educação infantil é particularmente difícil e encerra várias ambiguidades a começar pela forma de conceber o seu papel e finalidades. Essas questões relacionam-se em parte com a própria evolução histórica da educação infantil, nomeadamente a forma como vem sendo entendida a articulação entre os conceitos de cuidar e educar, ensinar e educar, ensinar e aprender. Será que se pode falar em avaliação de processos e resultados desde a educação infantil? Quais são os referenciais teóricos e práticos que fundamentam o processo de avaliação na creche e na pré-escola? Qual o apoio que pode ser oferecido aos profissionais em termos da avaliação das crianças no sentido de que desenvolvam práticas avaliativas em respeito à sua singularidade? Essas são apenas algumas das várias questões que estão subjacentes à organização desta publicação da qual fazem parte alguns dos principais educadores e educadoras que, em Portugal e no Brasil, vêm estudando essa problemática.




Disponível Online | Available Online

Investigações em Matemática Elementar


Autor / Author : Pedro Palhares
Editor / Publisher : Lulu Enterprise
Sinopse/ Synopsis : Gardiner (1987) é de opinião que o hábito de investigar está pouco desenvolvido na maior parte dos estudantes, incluindo estudantes do ensino superior, que têm uma visão passiva da matemática. Baseando-se nisso, experimentou — e com sucesso - ensinar alunos de licenciatura através de tarefas de investigação. É neste sentido que vai o que está na base do trabalho produzido neste pequeno livro. O curso de Licenciatura em Educação Básica tem uma unidade curricular já no 3.º ano, que se chama ‘Monografia em Matemática Elementar’. A filosofia inerente à sua criação era a de desenvolver nos estudantes alguma autonomia quer de pensamento ligado à atividade matemática quer já de produção de textos escritos que refletissem essa atividade matemática. No ano letivo de 2010/2011 enquanto docente, ensaiei cumprir o programa e sua filosofia através de trabalho primeiro investigativo e depois de escrita em torno de pontos de partida que fossem prometedores para investigações em matemática elementar.




Disponível Online | Available Online


Ler para Ser: Os caminhos antes, durante e... Depois de aprender a ler


Autor / Author : Fernanda Leopoldina Viana, Ioldanda Ribeiro, Adriana Baptista
Editor / Publisher : Almedina
Sinopse/ Synopsis : Esta obra tão ampla e diversificada será, a partir de agora, um instrumento valioso para nos apercebermos de todas as variáveis envolvidas na aprendizagem da leitura e na compreensão dos textos, desde os níveis mais básicos da sua descodificação até aos mais elevados, que implicam uma interorização mais profunda desses textos, atendendo à sua complexidade intrínseca mas também ao seu contexto cultural. Estruturado em dez capítulos que abordam com lucidez e realismo os desafios propostos a todos que procuram incutir nos jovens o gosto pela leitura, este volume tenta repensar tais desafios com o entusiasmo de quem lida com estas questões há muito tempo, na busca das melhores estratégias para as resolver, sem embarcar em ilusões fáceis mas recusando quaisquer visões catastróficas sobre o nosso tempo.


Literacia familiar e culturas de margem. Espaços de concretização


Autor / Author : Fernando Azevedo, Maria da Graça Sardinha, Paulo Osório
Editor / Publisher : Lulu Enterprise
Sinopse/ Synopsis : A leitura de textos integrados na chamada canonicidade, ou no que hoje se entende como literatura de margem e/ou de fronteiras, é, atualmente, tida como realidade urgente na panorâmica cultural do nosso país. A perspetiva integradora, que orienta a construção desta obra, e que sente a cultura como um direito e simultaneamente parte integrante dos sujeitos, pode vir a contribuir para uma escola mais participativa, mais democrática, mais pluridimensional e mais intercultural. Assim, é nosso objetivo sensibilizar todos os atores sociais e, muito particularmente os mediadores culturais, para a importância da aquisição constante de novos e renovados olhares para tudo o que nos rodeia, para que cada um possa vir a ser mais autónomo, mais crítico e mais interventivo na sociedade onde se integra.




Disponível Online | Available Online


Literatura Infantil e Leitores: da teoria às práticas


Autor / Author : Fernando Azevedo
Editor / Publisher : Lulu Enterprise
Sinopse/ Synopsis : A literatura infantil acompanha a criança praticamente desde o seu nascimento, abre-lhe portas para os mundos possíveis da textualidade e para as múltiplas viagens que ela será chamada a percorrer, criando-lhe as raízes para uma adesão frutificante à leitura da literatura e, naturalmente, também de outros textos. Interrogando práticas e estimulando o leitor a refletir, ela constitui um objeto fundamental para o próprio conhecimento do homem, da sua cultura e sistemas ideológicos.


Luzes e sombras da formação contínua: entre a conformação e a transformação


Autor / Author : João Formosinho, Joaquim Mahcado, Elza Mesquita
Editor / Publisher : Pedago
Sinopse/ Synopsis : A opção por um modelo de organizacão da formação contínua assenta em pressupostos teóricos e políticos sobre a formação e sobre a profissionalidade docente, mas também sobre a escola e os processosde mudança. Este livro explicita os diferentes modelos de organização da forma-ção contínua de professores, situando-a entre a pessoa-professor e a organização-escola. Perspectivando o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvi-mento organizacional como finalidades da formação contínua, os estudos aqui reunidos evidenciam luzes e sombras do sistema vigente e problematizam a inserção da escola na organização da formacão.



Melhorar a Escola: Sucesso escolar, disciplina, motivação, direção de escolas e políticas educativas


Autor / Author : Joaquim Machado, José Matias Alves
Editor / Publisher : Universidade Católica Editora (Porto)
Sinopse/ Synopsis : O 2º2 Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar abordou temáticas diversas, como sucesso escolar, indisciplina, motivação, direção de escolas e políticas educativas. Tratou-se de um conjunto de cinco sessões de um dia por mês, constando cada uma delas de uma "grande conferência" de manhã e outra de tarde, ambas seguidas de debate, e um comentário final. Reunimos neste volume os textos das dez conferências, onde se consubstanciam os contributos dos diversos autores sobre os desafios e as políticas de melhoria da escola, centrando a análise e o debate em torno dos temas do (in)sucesso escolar, da (in)disciplina, da (des)motivação e da organização do trabalho docente, bem como de outras políticas educativas, nomeadamente o reordenamento da rede escolar, a direção das escolas e a coordenação local da educação, a regulação da educação e a avaliação externa das aprendizagens.




Disponível Online | Available Online

Multiculturalismo e Educação da Diversidade


Autor / Author : António Camilo Cunha
Editor / Publisher : White Books
Sinopse/ Synopsis : Este ensaio constitui-se como uma crítica à conferência (Multiculturalismo e Educação: Deafios), realizada pelo Professor Rui Garcia no âmbito das Conferências Doutorais do Doutoramento em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em fevereiro de 2014. Fazendo uma síntese do escutado, toma-se a liberdade de se fazer uma reflexão crítica a tais conteúdos. Neste carrilar,a reflexão terá três momentos: no primeiro, uma síntese (intróito) do que foi dito; no segundo, uma explanação do pensamento da conferência; no terceiro, um olhar complementar, tomando como orientação a crítica com o intuito de contribuir para a problematização da temáticaem pauta. Para tal, na esteira do conferencista, tenta-se também, dar luz à pergunta orientadora: Como fazer com que as várias culturas sejam, no seu pensamento e na sua ação, plenas?



Município, Território e Educação: A administração local da educação e da formação


Autor / Author : Joaquim Machado, José Matias Alves
Editor / Publisher : Universidade Católica Editora (Porto)
Sinopse/ Synopsis : Compêndio coordenado por Joaquim Machado e José Matias Alves.




Disponível Online | Available Online

O Essencial sobre Alcoolismo


Autor / Author : José Precioso, Augusta Dias, Cláudia Correira, Catarina Samorinha, Isabel Sousa, Henedina Antunes, Manuel Macedo
Editor / Publisher : Almedina
Sinopse/ Synopsis : O consumo de álcool é uma das principais causas de morte e de invalidez, sendo o terceiro fator de risco para morbilidade, depois da hipertensão e do tabagismo. É responsável por cerca de 195 000 mortes por ano na União Europeia, sendo a maior percentagem verificada nas idades entre os 15 e os 29 anos. Além do impacte direto na saúde, o alcoolismo afeta negativamente as famílias, a sociedade e a economia. Por este motivo, é necessária uma compreensão mais aprofundada dos determinantes do consumo que permita a elaboração de intervenções preventivas eficazes na redução dos fatores de risco e na promoção de fatores protetores. Neste livro desenvolvem-se, entre outros tópicos, as consequências individuais, familiares e sociais associadas ao consumo de álcool, a epidemiologia do consumo, com particular destaque para o padrão e os determinantes do consumo nos jovens. Por fim, apresentam-se medidas e programas preventivos para controlar esta epidemia.




Disponível Online | Available Online


O Essencial sobre tabagismo


Autor / Author : José Precioso et al.
Editor / Publisher : CIEC-UMINHO, APTTB
Sinopse/ Synopsis : Este livro fornece as principais conclusões de um elevado número de estudos sobre os problemas individuais, sociais e ambientais, relacionados com o hábito de fumar; faz referência à evolução da epidemia tabágica, sobretudo nos jovens; aborda os riscos das novas formas de consumo de tabaco, como o tabaco de enrolar e os cigarros "slim"; fornece algumas ideias para os jovens resistirem às pressões que os podem levar a fumar e, por fim, apresenta algumas vias para a cessação tabágica. Esperamos que seja um contributo para ajudar os jovens a não começar a fumar e a todos os que fumam a parar de consumir tabaco. É mais um contributo para tentar "vergar" a epidemia tabágica.


O Jogo e a Infância, Entre o Mundo Pensado e o Mundo Vivido


Autor / Author : Luciene Silveira, António Camilo Cunha
Editor / Publisher : White Books
Sinopse/ Synopsis : Jogo, infância, mundo pensado e mundo vivido são as palavras chave desta pequena obra. Nela vamos encontrar o elogio ao mundo vivido e fenomenológico, enquanto manifestação do pensamento da ação autêntica. Este facto reveste-se como contrapontoao mundo racionalizado, científico, que tem emprestado à infância, à criança e ao movimento (o brincar e o jogar) leituras demasiado modelares e de fechamento interpretativo. Por outro lado, a obra tem também por objetivo contribuir para uma tomada de consciência sobre a riqueza pedagógica e investigativa que este campo - mundo vivido e fenomenológico - contém, e que poderá/deverá ser objeto de atenção devida.



Pensar a Música II


Autor / Author : Maria Helena Vieira, Armindo Chachada (Organizadores)
Editor / Publisher : Sociedade Musical de Guimarães
Sinopse/ Synopsis : Convidamos os leitores para a discussão conscientes de que, "independentemente das disciplinas específicas ou das escolas de pensamento nas quais os investigadores procuram estabelecer os factos, ideias, princípios, crenças ou práticas, a sua meta é de descobrir aquilo que até possa ter já sido conhecido no passado esquecido ou desvalorizado, bem como a de acrescentar conhecimento que ainda não foi identificado". Em qualquer dos casos, "quer se trate de descoberta ou de re-descoberta, o desvelar da informação, a compreensão e a sabedoria ajudam a moldar as formas segundo as quais as pessoas pensam e agem no mundo fenomenológico". É nesta interacção fenomenológica entre nós, os participantes do Simpósio e os leitores que depositamos as maiores esperanças no sentido de contribuir com bons frutos para a música, para a investigação e para a educação musical.


Percursos do Ensino da Música


Autor / Author : Maria Helena Vieira, Rudesindo Soutelo
Editor / Publisher : Arte Tripharia
Sinopse/ Synopsis : Qual é o papel que a sociedade reserva hoje para o professor do Ensino Artístico Especializado da Música? Será um papel reprodutor ou transformador da sociedade? De formar futuros artistas profissionais da música ou meros consumidores de música? De mercantilizar ou democratizar o ensino da música? Dito com outras palavras, estas são as sempiternas perguntas filosóficas e que Teixeira enumera assim: O que é o homem? Qual homem educar? Educar para qual sociedade?



Profissionalismo e Liderança dos Professores


Autor / Author : Maria Assunção Flores (Organizadora)
Editor / Publisher : De Facto Editores
Sinopse/ Synopsis : Este livro reúne as conclsuões principais dessa investigação do projeto TEL, as quais consttituem uma plataforma a partil da qual a intervenção prática para apoiar a liderança dos professores se sustenta. Observando os resultados desta investigação, trata-se de uma iniciativa que tem tido sucesso no desenvolvimento de uma nova perspectiva sobre a profissionalidade docente.




2013

A família na Literatura Infantil e Juvenil


Autor / Author : Ana Margarida Ramos, Carmem Ferreira Boo (editoras)
Editor / Publisher : CIEC, ANILIJ
Sinopse/ Synopsis : Nestes textos reflecte-se sobre uma variedade de tópicos direta ou indiretamente relacionados com a questão da família, estudando quer as suas representações na literatura para a infância, quer o impacto de projectos de promoção de leitura no seu seio, sublinhando a importância do núcleo familiar no desenvolvimento de comportamentos emergentes de leitura. O volume acolhe, assim, um total de trinta textos, provenientes de diferentes línguas e literaturas, além de espaços culturais também diversos, com especial relevo para Espanha, Portugal, mas também com aproximações a outros países como a Itália ou os Estados Unidos. A questão dos estereótipos de género, os “novos” e “alternativos” modelos familiares, a evolução do conceito de família, algumas figuras-chave do universo familiar, como os avós, são algumas das linhas de reflexão aqui sugeridas, numa tentativa de plasmar a diversidade e variedade que caracteriza o tema em causa e a sua representação no universo literário infantil e juvenil.



Back to the future: Legacies, continuities and changes in Educational Policy, Practice and Research


Autor / Author : Maria Assunção Flores, Ana Amélia Carvalho, Fernando Ilídio Ferreira e Maria Teresa Vilaça
Editor / Publisher : Sense Publishers
Sinopse/ Synopsis : This book metaphorically captures the looking backward to the past - pressing forward to the future that typically takes plase on celebratory occasions. It causes us to pause and remember even as we race toward a time unknown to us. In a sense, the authors featured in this book serve as tour guides pointing out legacies, continuities and changes in teaching and teacher education. Readers are supposed not only to peruse the chapters that follow, but to distill them to their essences and to glean what is of value to be learned from them. In conclusion, the ISAATT Executive especially thanks the co-editors of this volume, who have compiled a superp collection of chapters on a timely and relevant topic.


Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil


Autor / Author : Fernando Fraga Azevedo
Editor / Publisher : Opera Omnia
Sinopse/ Synopsis : Tomar os clássicos da Literatura Infantil e Juvenil e a sua relação com a educação literária como objeto deste ensaio constitui uma ação estimulante e potencialmente fonte de numerosos prazeres. Desde logo porque trabalharemos com textos que, de algum modo, inaugura(ra)m um assombro, uma inquietação, e, por essa razão, se tornaram objetos de uma fascinação única. Mas também porque, pela sua própria natureza, os clássicos se referem àquelas obras cuja relevância simbólica e cultural se transformou em objetos de constante revisitação pela parte de inúmeros leitores.



Coisas que não há: sobre a escrita de Manuel António Pina


Autor / Author : Sara Reis da Silva, João Manuel Ribeiro
Editor / Publisher : Tropélias & Companhia
Sinopse/ Synopsis : Com esta obra, agora acrescentada à colecção «Vozes e Rostos da Literatura Infanto-Juvenil», publicação que se junta já a outras duas (a primeira privilegiando Vergílio Alberto Vieira e a segunda Luísa Ducla Soares), procura-se, uma vez mais, adicionar à edição crítica sobre a literatura para a infância e a juventude - um domínio ainda relativamente tímido em Portugal - uma publicação exclusivamente centrada na escrita de Manuel António Pina, autor irrecusável da Literatura Portuguesa, Prémio Camões 2011.


Contributos para a Educação Matemática Elementar


Autor / Author : Pedro Palhares e Alexandra Gomes (Coord.)
Editor / Publisher : AEME
Sinopse/ Synopsis : O tempo presente é um tempo de grandes desafios e grandes complexidades. Os mais recentes relatórios de investigação comparativa a nível internacional vêm mostrar que o desempenho dos alunos tem sido substancialmente melhorado, sendo que Portugal foi dos países que mais progrediram quando se considerada a última década. Em contrapartida, a acção governativa mais recente tem procurado desfazer os instrumentos que permitiram esta melhoria, seja em termos de currículo, seja em termos de programas de apoio aos professores no ensino da matemática. A intervenção neste domínio é sempre mais importante, mas nos tempos atuais constitui-se como urgente e imperativa. Nenhum investigador ou professor pode ficar indiferente ou neutro relativamente à destruição que está a ser realizada apenas por motivos ideológicos. É com base neste imperativo que a AEME decidiu organizar um volume reunindo investigação realizada ou orientada por seus membros e com relevância para o sistema educativo.



Didática e Prática - A Língua e a Educação Literária


Autor / Author : Fernando Azevedo, Maria da Graça Sardinha (organizadores)
Editor / Publisher : Opera Omnia
Sinopse/ Synopsis : Colaborar com os docentes na assimilação das grandes transformações operadas na escola e na sociedade, fornecendo-lhes, simultaneamente, estrategias e modelos assentes numa interação equilibrada entre a teoria e a prática, é o principal objetivo desta obra. Num percurso assente na prática de professores e de especialistas das áreas da didática da língua materna e da literatura infantil, com partidas ao nível da problematização e chegadas na intervenção, pretende-se que os leitores/profissionais de ensino preencham os espaços em branco para, posteriormente, serem capazes de convocar e desconstruir conceitos, assentes numa didática pluricultural, e de usá-los numa intervenção proporcionadora da formação de leitores da vida e para a vida, leitores críticos e autónomos, cidadãos que venham a integrar práticas de leitura no seu projeto de vida.


Educação, Cultura e Imaginário


Autor / Author : Alberto Araújo, Fernando Azevedo, Joaquim Machado Araújo
Editor / Publisher : Lulu Enterprises
Sinopse/ Synopsis : Os textos aqui apresentados estruturam-se em torno do eixo central da educação e representam um modo de pensar e de olhar a formação do sujeito em devir através das figuras mítico-simbólicas que a constituem, assim como das suas preocupações fundamentais, nomeadamente a sua relação com as suas formas culturais. Neste contexto, os textos reunidos debruçam-se sobre um leque temático aparentemente heterogéneo, mas que na sua essência tocam na finitude-infinitude do humano: a criança mitológica; modos de modelar ou fabricar o humano; a figura do labirinto como emblema da educação; o poder questionador dos contos populares; democracia e imaginário; o tema do homem novo; analfabetismo e cidadania




Disponível Online | Available Online


Em busca da Pedagogia da Infância


Autor / Author : Tizuko Kishimoto, Júlia Oliveira-Formosinho (org.)
Editor / Publisher : Penso Editora
Sinopse/ Synopsis : Esta obra reúne contribuições de renomeados especialistas brasileiros e portugueses sobre a educação de crianças de 0 a 10 anos. Por meio de um Programa de Cooperação Internacional entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Minho, de Portugal, foram pesquisadas temáticas relacionadas a emergência das diversas linguages, literacia/letramento na matemática, linguagem oral e escrita, movimento e multiculturalidade, brincar e apredner, cujos resultados são apresentados neste livro.


Investigação para um Currículo Relevante


Autor / Author : Francisco Sousa, Luísa Alonso, Maria do Céu Roldão (organizadores)
Editor / Publisher : Almedina
Sinopse/ Synopsis : Provavelmente nunca será encontrada uma resposta definitiva para a célebe questão formulada por Hebert Spencer na segunda metade do século XIX: "What knowledge is of most worth?" A maior ou menor relevância do que se ensina é sempre discutível, sob várias perspectivas. Os autores dos textos incluídos neste livro tem focado grande parte da sua atenção na questão do reconhecimento (ou não) da relevância do currículo para o aluno visando a sua apropriação eficaz e significativa. Neste sentido, a obra dá a conhecer os esforços de alguns professores que têm enfrentado problemas curriculares nas suas salas de aula através de processos de investigação colaborativa. Além disso, enquadra teoricamente esses trabalhos e destaca as suas afinidades com outros. Não responde diretamente à questão de Spencer, mas pode constituir um contributo importante para que sejam encontradas respostas provisórias mas sustentadas em cada comunidade educativa.



Levados da Breca, Contos da Infância


Sinopse/ Synopsis : O que neste livro fica narrado numa vinetna de pequenos contos tirados da realidade de vidas de pequenas crianças - não por acaso com elas transportados para sempre e contados, depois, na voz dos adultos, em que se tornarammais tarde, numa laracha reiterada como que a marcar um regresso à gramática dos verdes anos ou excurso que uma narrativa outra trouxe opr um esteiro que lhe emprestou um certo propósito circunstancial, quando não só, tão só, a evocação singela e avulsa da criança que, mesmo depois de crescer, continua a viver dentro de cada um de nós - contém muito dos ingredientes com que é feita a massa que enforma esses seres indomáveis na obstinação com que perseguem, até o lograrem, a mais exigente das demandas que aos seus espíritos livres ocorra resgatar do mais fundo dos seus inesgotáveis imaginários, eles próprios, quantas das vezes, feitores e guardadores, a um mesmo tempo, do que engendram e daí não conseguiram ou quiseram, depois, reificar de verdade.


Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas


Autor / Author : Clara Pereira Coutinho
Editor / Publisher : Almedina
Sinopse/ Synopsis : Este é um guia indispensável para todos aqueles que pretendem desenvolver uma investigação em Ciências Sociais e Humanas. Pensado em especial para alunos de graduação e pós-graduação, abrantge tanto os métodos quantitativos da investigação em Ciências Sociais e Humanas, tendo como principal objetivo ajudar o investigador a tomar decisões fundamentadas na condução de diferentes fases do processo de investigação, nomeadamente: a formulação de questões de investigação; a revisão da literatura; a constituição de amostras (probabilísticas e não probabilísticas); a escolha dos instrumentos para a recolha de dados; a análise de dados; a escrita do relatório de investigação. Escrita numa linguagem clara e acessível, a segunda edição da obra inclui textos novos e mais exercícios práticos que operacionalizam as perspetivas teóricas expostas, possibilitando a discussão de questões controversas como seja a causalidade, a validade interna e exterana,a fiabilidade no processo de medição de variáveis,a análise de conteúdo e também as questões éticas.



Pedagogy-in-Participation: Childhood Association Educational Perspective


Autor / Author : Júlia Oliveira-Formosinho, João Formosinho
Editor / Publisher : Porto Editora
Sinopse/ Synopsis : Thie book presents Pedagogy-in-Participation - the pedagogical perspective of Childhood Association (Associação Criança). This is a socio-constructive participatory pedagogy for early childhood education under development since early 1990s, used in several early childhood centres in Portugal.


Pensar a Música


Autor / Author : Armindo Cachada, Maria Helena Vieira (coordenação)
Editor / Publisher : Sociedade Musical de Guimarães, Fundação Cidade de Guimarães
Sinopse/ Synopsis : Com a coordenação geral de M. Helena Vieira, membro do CIEC, e de Armindo Cachada, Presidente da Sociedade Musical de Guimarães, o livro Pensar a Música é uma compilação seleccionada de textos especializados em cinco áreas musicais (Estudos Musicológicos, Políticas Educativas e Pedagogia Musical, Estudos de Performance, Som e Música Digitais e Música e Músicos em Guimarães), que reúnem contributos de especialistas de vários países com vista à celebração de Guimarães enquanto Capital Europeia da Cultura, e que foi organizado paralelamente à realização do Congresso Guimaramus 2012. Os temas abordados procuram trazer à mesa da discussão diversos aspectos relacionados com a criação, interpretação e análise musicais, ensino e políticas, na óptica de investigadores de universidades portuguesas, brasileiras, espanholas e inglesas. Trata-se de uma edição de 588 páginas, em número restrito de exemplares, da Sociedade Musical Guimarães e da Fundação Cidade de Guimarães em parceria com a Universidade do Minho e que se encontra disponível para consulta e aquisição na secretaria do CIEC. A obra será lançada publicamente nas Jornadas Musicais de Guimarães 2013 no dia 12 de Outubro na Sociedade Martins Sarmento, onde poderá também poderá ser adquirida.



Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura para a Infância e Juventude


Autor / Author : Sara Reis da Silva
Editor / Publisher : Fundação Calouste Gulbenkian, FCT
Sinopse/ Synopsis : A série bibliográfica “Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas” propõe-se publicar obras importantes num domínio do conhecimento crítico moderno em que também cabem estudos valiosos de cultura clássica. Muitas dessas investigações vão ao arrepio das tendências tecnocráticas contemporâneas, só voltadas para os problemas tido como maiores, do quantitativo. O regresso às fontes clássicas de um saber universal tem de ser o signo característico de um novo Humanismo. Esta filosofia inspira e anima o programa doutrinal desta série de edições, cuja responsabilidade coube ao extinto Instituto Nacional de Investigação Científica e que a Fundação para a Ciência e Tecnologia deseja prosseguir, de parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.




2012

Animação Sociocultural, Intervenção e Educação Comunitária: Democracia, Cidadania e Participação


Autor / Author : Cátia Soraia Gaspar Cebolo, José Dantas Lima Pereira, MArcelino de Sousa Lopes (Coordenadores)
Editor / Publisher : Intervenção
Sinopse/ Synopsis : Entre os objectivos desta obra, salientam-se a análise da função da animação sociocultural na actual conjuntura de crise; o estudo da animação sociocultural como metodologia de intervenção comunitária; a promoção da animação sociocultural como uma resposta participativa na construção comunitária; a reflexão sobre a animação sociocultural e a sua ligação às redes sociais; impulsionar o pluralismo social, a partilha de projectos, a educação intergeracional e a inserção de metodologias participativas promotoras de uma sociedade solidária para o século XXI; estimular uma participação comprometida com o desenvolvimento social, cultural e educativo e plasmada numa plena cidadania; dissecar o papel da comunidade, da educação comunitária, do desenvolvimento comunitário como alicerces de construção de um futuro a construir pela participação colectiva.



Atividade Física, Saúde e Lazer. Educar e Formar


Autor / Author : Isabel Condessa, Beatriz Pereira & Graça Carvalho (Coordenadores)
Editor / Publisher : Centro de Investigação em Estudos da Criança – Instituto de Educação – Universidade do Minho
Sinopse/ Synopsis : A prática regular de Atividade Física decorrente de um percurso de aprendizagem realizadas ao longo da vida, possibilita um estilo de vida mais ativo e saudável, em práticas de educaçãoe lazer que visem a maximização das potencialidades da pessoa em sociedade. Ao promover um aprofundamento de temáticas, fruto de inúmeros estudos da actualidade, este livro pretende (in)formar técnicos, educadores e professores que trabalhem na área. Neste sentido, é realçada a importância da qualidade da (re)educação e da formação proporcionada a dois níveis: primeiro, ao cidadão comum – a crianças, jovens, adultos e idosos, integrados em múltiplos contextos (rua, escola, clube, centros de convívio, hospital); segundo, a profissionais responsáveis pela actividade física, curricular e não curricular, animação lúdica e educação artística que se oferece nas escolas, em “ateliers” e clubes. Com este livro, o leitor é convidado a participar num espaço de reflexão e diálogo, a partir de olhares de múltiplos agentes da educação e saúde, sobre uma temática que impele a mudanças de mentalidades e de comportamentos para estilos de vida mais saudáveis.


Atividade Física, Saúde e lazer. O Valor Formativo do Jogo e da Brincadeira


Autor / Author : Pereira, Beatriz, Silva, Alberto Nídio & Carvalho, Graça (Coordenadores)
Editor / Publisher : CIEC
Sinopse/ Synopsis : A Atividade física enquanto promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social convoca-nos para o desenvolvimento de competências e processos que, através do conhecimento e da experimentação, a promovam ativamente, para que se enraíze nas práticas quotidianas dos indivíduos desde o dealbar das suas vidas até que o ciclo vital de cada um se complete. O contexto escolar e as práticas de educação física formais, os jogos e as brincadeiras vividos de forma informal em espaços de recreação como expressão do uso de tempo de lazer especificamente adstrito a tal fim e a construção de uma cultura de valores que cuide da edificação de barreiras que obstaculizem a emergência de práticas violentas ou violentadoras como o são as que enformam os quadros de bullying entre as crianças que vão emergindo um pouco por todo o lado, quantas vezes de forma quase oculta, constituem marcas de ação através das quais a atividade física e a aptidão motora se podem constituir como contributos sólidos para a afirmação de um processo de crescimento do indivíduo sustentável e cientificamente sustentado. Nesta colectânea de textos está o registo da produção científica de especialistas de reconhecido mérito provenientes de diversas instituições de ensino de Portugal e do Brasil e tem na sua organização o traço das linhas orientadoras antes traçadas, sendo, por isso e para além da sua valia generalizada junto de todos quanto pugnam pela promoção da sua própria saúde, de particular interesse para os docentes do Ensino Básico e Secundário diretamente ligados às áreas da Educação Física, Desporto e Saúde, e demais técnicos que se encontrem a trabalhar em instituições públicas e privadas onde estas matérias adquiram particular relevância curricular, de enriquecimento curricular, extracurricular ou nos tempos de lazer das crianças.



Avaliação na educação de infância


Autor / Author : Maria João Cardona, Célia Guimarães (Coord)
Editor / Publisher : Editora PsicoSoma
Sinopse/ Synopsis : O trabalho de avaliação antes da entrada na escolar obrigatória é particularmente difícil e alvo de várias ambiguidades que começam por se verificar na forma de conceber o seu papel e finalidade. Estas questões relacionam-se em parte com a própria evolução histórica que tem caracterizado a educação pré-escolar e escolar nos últimos anos, nomeadamente a forma como é entendida a dissociação e/ou articulação entre os conceitos de cuidar-e-educar, educar-e-ensinar, ensinar-e-aprender. Esta obra pretende sistematizar e divulgar os seus trabalhos sobre avaliação na educação de infância, temática que preocupa a todos que trabalham nesta área: educadores, formadores, investigadores.


Capuchinho Vermelho: histórias secretas e outras menos


Autor / Author : Sara Reis da Silva, José António Gomes Coordenadores)
Editor / Publisher : Bags of Books
Sinopse/ Synopsis : Dá-se em 2012 o feliz acaso de se celebrar o bicentenário da primeira edição (1812) dos contos da Infância e do lar, assinados pelos folcloristas alemães Grimm. Juntando a este acontecimento um apreço especial dos coordenadores da presente colectânea por um dos contos mais conhecidos patentes na referida obra, «O Capuchinho Vermelho», a ideia de compilar um conjunto de textos originais ou de glosas inspirados nestas narrativa tornou-se matéria e fez-se, assim, este livro, que intitulamos “Capuchinho Vermelho: histórias secretas e outras menos”. Nele, onze autores de diferentes gerações e com diferentes percursos literários responderam ao desafio de, em verso ou em prosa, comporem textos originais a partir da inspiradora narrativa protagonizada pela menina do Capuchinho Vermelho, procedendo a transfigurações diversas que veiculam mensagens tão distintas quanto o seu potencial recetor.



Currículo e Comunidades de Aprendizagem: Desafios e Perspetivas


Autor / Author : Maria Assunção Flores, Fernando Ilídio Ferreira
Editor / Publisher : De Facto Editores
Sinopse/ Synopsis : O tema das comunidades de aprendizagem tem recebido uma atenção crescente por parte de investigadores, académicos, políticos, professores, formadores e outros profissionais ligados ao mundo da educação e formação. Aparentemente, existe um grande consenso quanto à pertinência e relevância do tema, no entanto, as abordagens teóricas e práticas são diversas e nem sempre o conceito tem sido objecto de uma análise e reflexão aprofundadas. (…) Sendo um conceito actual e fecundo para se repensar os sentidos contemporâneos da mudança educativa, quer no plano teórico, quer empírico, esta obra apresenta contributos de vários autores, nacionais e estrangeiros, que se têm debruçado sobre este tema, visando a elucidação questionadora de desafios e perspetivas que se colocam hoje, no campo educativo, a vários níveis: do currículo e da organização da escola, da formação e do desenvolvimento profissional, das políticas educativas e da aprendizagem dos alunos, do trabalho e da vida dos professores, entre outros. O principal objectivo desta obra é aprofundar e divulgar conhecimento sobre esta temática desafiadora, pretendendo-se debater e clarificar conceitos para tornar o tema mais consistente, nos planos teórico e prático, e sustentar a análise das comunidades de aprendizagem num conjunto diversificado de experiências e reflexões localizadas em distintos contextos e produzidas por autores portugueses e estrangeiros.


Educação Alimentar na Escola: avaliação de uma intervenção pedagógica dirigida a alunos do 8º ano de escolaridade


Autor / Author : Maria Beatriz Gomes dos Santos, José Alberto Gomes Precioso
Editor / Publisher : Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP
Sinopse/ Synopsis : Não obstante o reconhecimento da importância de uma alimentação saudável, como factor decisivo no estado de saúde e bem-estar das populações (WHO, 1998), e o avanço no conhecimento científico em nutrição, a sua influência na adopção de comportamentos alimentares saudáveis parece não ter tido um grande impacte. Efectivamente, muitas doenças relacionadas com comportamentos alimentares incorrectos, como as doenças cardiovasculares, continuam a ser a primeira causa de morte no mundo ocidental e também em Portugal (WHO, 1998; Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, 2002). Por outro lado, e apesar de todas as recomendações para que a escola se envolva na promoção de uma alimentação saudável, resultados de vários estudos têm revelado que muitos jovens possuem quer conceitos incorrectos sobre alimentação quer comportamentos reveladores de uma alimentação pouco saudável (Calado, 1998; Santos, 1999). Contudo, embora o tema “Alimentação Humana” esteja presente em todos os programas de Ciências Naturais do Ensino Básico, a análise de alguns manuais de Ciências Naturais dos 6º e 8º anos de escolaridade revela que estes não abordam o complexo tema da alimentação com a profundidade que seria desejável. Se é verdade existir da parte de alguns educadores uma preocupação com a melhoria da educação alimentar na escola, que levou ao desenvolvimento de programas de educação alimentar, fundamentalmente para os jardins de infância e para o 1º ciclo, não existem, tanto quanto se sabe, programas alimentares destinados a alunos de níveis de escolaridade subsequentes. Tomando em atenção o referido anteriormente, o trabalho desenvolvido teve como objectivos principais: - Investigar quais os conhecimentos de alunos do 8º ano de escolaridade sobre “alimentação saudável”. - Determinar a eficácia de um programa de Educação Alimentar na promoção de conhecimentos e intenções favoráveis a uma alimentação saudável. A intervenção consistiu na implementação de um programa constituído por nove sessões sobre vários temas de alimentação saudável e baseado num modelo de ensino orientado para a mudança conceptual. Para atingir os objectivos propostos realizou-se um estudo que envolveu uma amostra de 92 alunos do 8º ano de escolaridade, inseridos em 4 turmas, das quais duas funcionaram como grupo experimental (alunos que seguiram o programa de Educação Alimentar) e duas o grupo de controlo (alunos que seguiram o ensino tradicional)




Disponível Online | Available Online


Educação Online: Conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações


Autor / Author : João Batista Bottentuit Junior, Clara Pereira Coutinho
Editor / Publisher : Editora CRV
Sinopse/ Synopsis : O conceito de educação on-line, muitas vezes usado como sinônimo de educação a distância , refere uma realidade mais abrangente que engloba a utilização dos recursos disponíveis na Internet para a distribuição de conhecimento ou de um programa educativo tanto na forma presencial como a distância, e ainda a combinação destas duas modalidades. O uso desta ferramenta oferece um leque de recursos muito diversificados para os professores, permitindo uma aproximação maior com os alunos, quebrando assim as barreiras físicas da sala de aula. Além disso, utilizar recursos da Internet enriquece as práticas pedagógicas e aumenta as fontes de informação possíveis para uma disciplina, uma vez que o aluno poderá acessar um conjunto muito vasto de recursos multimedia (som, texto, imagem, vídeo, animação, etc). Os 14 artigos publicados neste livro são o resultado das pesquisas dos autores portugueses e brasileiros e visam contribuir para alargar o conhecimento sobre esta temática, divulgar experi~encias e boas práticas, bem como promover uma reflexão sobre as vantagens e constrangimentos que a implementação destas metodolgoias necessariamente colocam a nível pedagógico, tecnológico e organizacional.


Experimental Science Teaching in Primary School: Refective Construction of Meanings and Promotion of Transversal Skills


Autor / Author : Paulo Idalino Varela
Editor / Publisher : Lap Lambert Academic Publishing
Sinopse/ Synopsis : This book underpins and characterises a teaching practice involving primary school children in different contexts, which has been developed and perfected over many years. This practice, coined as Reflective Experimental Science Teaching, places great emphasis on the processes of knowledge construction and on the stimulation of reflective thinking in a social interaction context. It has a significant impact on children, particularly on the quality of their learning and the development of reasoning, language, problem solving and autonomy skills. These results must be understood in the frame of a teaching process that elicits a learning atmosphere characterised by freedom of communication and substantial intellectual investment, with genuine reflection, discussion and cooperation in the resolution of certain situations and problems. This book also provides the reader with a set of narratives that illustrate the nature of the teaching and learning process. The interpretive analysis of these narratives gives evidence of learning quality-improving processes and offers a critical view on the limits imposed by the Piagetian perspective for the acquirement of certain scientific concepts. Keywords: Experimental Science Teaching, Primary School, Reflective Construction of Meanings.



Géneros Textuais e Práticas Educativas


Autor / Author : Fernando Azevedo, Renata Junqueira de Souza
Editor / Publisher : LIDEL
Sinopse/ Synopsis : Configuramos o nosso discurso através de sequências verbais cuja estruturação pode revestir múltiplas formas. Os textos, como sabemos, não são todos iguais. Desenvolver, em contexto educativo, aprendizagens que sejam significativas, relevantes e eficazes, e que auxiliem o aluno a saber exercitar a língua na pluralidade de contextos e de funções, exige um conhecimento aprofundado não só acerca do material linguístico em causa, como também acerca das estratégias didácticas para esse efeito. Os vários capítulos deste livro, redigidos por especialistas portugueses e brasileiros, focalizam a sua atenção em géneros textuais diversos, apresentando propostas didácticas pertinentes para o seu trabalho, em contexto pedagógico. Neste título da colecção LITERACIAS o leitor encontra os seguintes temas: Leitura compartilhada; dilemas didácticos sobre as acções de ensinar a ler; literatura infantil e hora do conto; leitura da fábula; movimento da escola Moderna e ensino da literatura no 1ºCEB; o conto na escola; leitura literária na escola; poesia e formação de leitores; da leitura à escrita; horizontes de escrita; produção de texto.


La Guerra Civil Española en la Literatura Infantil y Juvenil


Autor / Author : Blánca-Ana Roig Rechou, Veljka Ruzicka Kenfel, Ana Margarida Ramos
Editor / Publisher : Tropélias & Companhia, Universidade de Santiago de Compostela
Sinopse/ Synopsis : Esta monografia é um dos resultados do projeto de investigação "A Guerra Civil na Narrativa Infantil e Juvenil (1975-2008)", iniciado em dezembro de 2009. No trabalho são estudadas obras espanholas e de outros paíeses europeus que representam literariamente a Guerra Civil Espanhola desde o início do conflito até ao ano de 2008, data de conclusão do projeto.



Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas


Autor / Author : Cristina Vieira da Silva, Marta Martins, Joana Cavalcanti (coord.)
Editor / Publisher : ESE Paula Frassinetti
Sinopse/ Synopsis : A presente edição convida ao conhecimento e reflexão em torno das boas práticas em Animação de Leitura e foi organizada em torno de quatro eixos centrais, percorrendo assim: Práticas de Leitura em contexto familiar; Práticas de Leitura em contexto de Educação de Infância e do 1ºCEB; Práticas de Leitura em contexto do 2º e 3º CEB e Formação de Professores; Práticas de Leitura em Contexto de Biblioteca.


Literatura Infantil y Juvenil y Diversidad Cultural


Autor / Author : Diversos
Editor / Publisher : Rui Ramos, Ana Mosquera
Sinopse/ Synopsis : Com o presente volume, a “Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil” (ANILIJ), através da sua seção ELOS – “Asociación Galego-Portuguesa de Investigación en Literatura Infantil e Juvenil”, e o Centro de Investigação de Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho dão continuidade à série “Estudos” de livros-CD. Nesta edição reúnem-se textos que abordam diversas temáticas, a partir de diferentes paradigmas teóricos dos Estudos Literários.



Literatura para a Infância e Juventude e Identidades


Autor / Author : Sara Reis da Silva, Beatriz Maria Rodríguez Rodríguez (editoras)
Editor / Publisher : CIEC, ANILIJ
Sinopse/ Synopsis : Nesta publicação compilam-se estudos sobre Literatura Infantil e Juvenil que abordam diversas temáticas e perspectivas. A origem destes estudos remonta às reflexões apresentadas no âmbito do V Congresso Internacional da Associação ANILIJ, subordinado à temática Identidade(s) e celebrado na Universidade de León, em Novembro de 2007.


Luísa Ducla Soares: Uma Escrita Lúdica, Livre e Crítica


Autor / Author : Sara Reis da Silva e João Manuel Ribeiro (Coordenadores)
Editor / Publisher : Tropélias & Companhia
Sinopse/ Synopsis : Cumprindo, em 2012, quarenta anos de vida literária, Luísa Ducla Soares é uma das escritoras mais reconhecidas do atual panorama literário português vocacionado para os leitores mais jovens. Com mais de cem livros publicados, a autora de História da Papoila (1972) tem repartido a sua escrita pelos três modos literários - narrativo, poético e dramático - sendo uma das mais lidas em contexto escolar.



Memória das PolíticasEducativas em Timor-Leste: A Consolidação de um Sistema (2007-2012)


Autor / Author : Ana Margarida Ramos, Filipe Teles
Editor / Publisher : Universidade de Aveiro
Sinopse/ Synopsis : Realizado num contexto político especialmente significativo, este estudo procura caracterizar as políticas educativas em Timor-Leste desenvolvidas pelo IV Governo Constitucional entre 2007 e 2012. A reforma do sistema educativo só está a ser efetivamente implementada dada a simultaneidade de intervenções nas mais diversas áreas, desde a definição de uma estratégia para a política educativa e a criação de instrumentos legislativos de base, à reforma e consolidação do sistema administrativo e de governação. Ao tornar mais evidente o que tem caracterizado as medidas que estão a ser levadas a cabo, procura contribuir para uma melhor compreensão dos desafios e riscos enfrentados neste sector, bem como dos fatores de sucesso e das suas características distintivas que têm possibilitado a consolidação de um sistema de políticas públicas de educação em Timor-Leste.


Perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras


Autor / Author : Leni Vieira Dornelles e Natália Fernandes (coordenadores)
Editor / Publisher : CIEC
Sinopse/ Synopsis : A obra Perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras vem sistematizar no registo escrito a ampla participação de pesquisadores no I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança. Este evento veio ajudar à consolidação da área dos estudos da criança, como uma área viva, de gradual visibilidade na comunidade académica e portanto, de uma enorme relevância científica e também social, que tem encontrado no contexto das lusofonias entre Portugal e o Brasil um aliado importante. em constantes travessias transatlânticas, das quais este simpósio é revelador. O nosso objetivo ao organizar este Ebook é o de trazer a dialogicidade que pautou as discussões entre pesquisadores, estudiosos da área de Estudos da Criança, no que se refere à pesquisa sobre e com crianças, bem como tratar da formação de professores, buscando similaridades, regularidades, ausências, presenças e também urgências. Entendemos que este trabalho possa contribuir para o diálogo entre as diferentes áreas e tópicos temáticos desenvolvidos em cada texto aqui apresentado, dando visibilidade a um percurso construído nas últimas décadas, que vai desconstruindo a ideia de Davies, nos anos 40.




Disponível Online | Available Online


Pessoas, lugares e estórias da infância


Autor / Author : Alberto Nídio Silva
Editor / Publisher : Autor
Sinopse/ Synopsis : A presente obra interessa a todos os que cientificamente se encontram comprometidos com as metodologias biográficas e nelas encontram outros ângulos de focagem por onde olhar qualitativamente o mundo e a sociedade dos indivíduos que o habita, bem como a todos quantos procuram na infância vivida a luz que iluminou um tempo único das suas vidas e ficou, qual rasto de um cometa, a pairar para sempre sobre o que, depois disso, historicamente adveio para cada uma delas.


TCL - Teste de Compreensão da Leitura: Manual Técnico & Vol. 2, 3 e 4


Autor / Author : Irene Cadime, Iolanda Ribeiro, Fernanda Leopoldina Viana
Editor / Publisher : CEGOC
Sinopse/ Synopsis : A avaliação periódica de uma aprendizagem longa e complexa como o é a da leitura constitui uma exigência quando há razões para desconfiar de atraso ou de anomalia que, detetados precocemente, podem ser remediados. Esta avaliação pode ser feita em duas etapas. Na primeira, investiga-se o nível global de proficiência. Sendo o objetivo da aprendizagem da leitura tornar o aluno capaz de compreender um texto adaptado aos recursos linguísticos e cognitivos típicos da sua idade, o teste deve permitir estimar o seu nível de proficiência através do resultado da atividade de leitura. Neste resultado estão portanto incluídos, sem distinção aparente à primeira vista, o exercício da habilidade de identificação das palavras do texto – sem a qual a sua leitura não é possível – e o esforço intencional e dinâmico de compreensão, que se baseia na ativação essencialmente automática dos significados conhecidos e dos processos de análise sintática e engloba integração semântica, raciocínio inferencial, ponderações pragmáticas. Este esforço apoia-se na experiência adquirida na interpretação dos elementos da comunicação textual, no que a compreensão em leitura se distingue da compreensão do discurso oral. Todos estes fatores são mobilizados para garantir a conformidade entre o sentido extraído e o sentido pensado pelo autor. A segunda etapa da avaliação é opcional. Obviamente, ela é dispensável se o resultado da primeira for bom, ou pelo menos não preocupante. Se, pelo contrário, ele for insuficiente, torna-se necessária uma investigação mais aprofundada. Testes específicos permitem então determinar em que componentes da atividade de leitura o aluno apresenta deficiências: pode ser o mecanismo de identificação das palavras escritas, que não se terá desenvolvido e atingido a eficiência esperada tendo em consideração a instrução recebida e o tempo dedicado à leitura; pode ser alguma ou algumas das capacidades linguísticas e cognitivas que intervêm na compreensão; e podem ser ambas as componentes, o que acontece frequentemente, em particular entre as crianças que vivem em meio sociocultural desfavorecido. Este tipo de investigação mais pontual será, aliás, proveitosamente guiado pela observação fina do comportamento do aluno no teste preliminar de avaliação do seu nível global, não diferenciado, de proficiência.



Teatro e Intervenção Social


Autor / Author : José Dantas Lima Pereira, Manuel Francisco Vieites, Marcelino de Sousa Lopes
Editor / Publisher : Intervenção
Sinopse/ Synopsis : A necessidade de reflexão sobre a temática do Teatro e da intervenção social resulta do facto de esta forma da arte constituir um eficaz meio de intervenção social, cultural e educativo com vista a levar o ser humano a assumir-se como um ser com cidadania plena, plasmada no encontrar de espaços e momentos que permitam interação permanente. O teatro constituiu hoje uma necessidade humana no sentido de conferir às pessoas meios e instrumentos para a promoção da comunicação, interação, participação como vista a superar problemas e bloqueios que ocorrem, fruto de um viver sem conviver, É fundamental que se encontrem novas intervenções que respondam ao pulsar deste tempo que é um tempo em que o teatro e, consequentemente, a intervenção social, cultural, educativa e económica são elementos que podem levar as pessoas a uma interação afetiva e efetiva que anule o individualismo. Esta obra coletiva reúne as principais comunicações do I Congresso Internacional de Teatro e Intervenção Social, realizado em Fevereiro de 2012, na cidade de Chaves e organizado pela Intervenção (Associação para a Promoção e Divulgação Cultural).


Tendências Contemporâneas da Literatura Portuguesa para a Infância e Juventude


Autor / Author : Ana Margarida Ramos
Editor / Publisher : Tropélias & Companhia
Sinopse/ Synopsis : Sempre atenta à comptemporaneidade, mas sem fazer tábua rasa das raízes históricas, procurando lançar pontes entre passado e presente, Ana Margarida Ramos propõe neste livro não só uma reflexão atualizada e pertinente sobre o estatuto estético e sociocultural desta produção, mas também uma leitura crítica de obras concretas (em que se cruzam nomes consagrados e vozes mais jovens), a par de um mapeamento fundamentado de novas tendências.



Utopia, Diversidade e Tolerância


Autor / Author : Joaquim Machado de Araújo
Editor / Publisher : Edições Afrontamento
Sinopse/ Synopsis : A presente obra revela a grande actualidade da Utopia de Tomás Moro. Ainda que num rigoroso e escrupuloso respeito pela datação histórica da narrativa em causa, eis que o autor nos disponibiliza um conjunto impressionante de reflexões que nos permite, de uma forma sustentada, proceder a uma leitura projectiva das reflexões e instituições de Moro. Seja a propósito de aspectos como a diversidade da sociedade utopiana, seja no que se reporta à dinâmica intrínseca da própria arquitectura utópica contra a reiterada ideia do seu carácter estritamente estático porque pretensamente modelar. Transparece, antes de mais, das páginas do presente estudo uma acutilante percepção de dialéctiva entre a "cidade estática" e a "cidade vivente", entre o geometrismo da sua topografia e a dinâmica do seu corpo social onde emerge uma burguesia plena de aspirações. Daí que, sobre o valor antropológico da intinerância que a percorre, Joaquim Machado dê especial realce à "identidade peregrinal" da Utopia.




2011

As Fronteiras da Animação Sociocultural


Autor / Author : José Dantas Lima Pereira, Marcelino de Sousa Lopes (Coordenadores)
Editor / Publisher : Intervenção
Sinopse/ Synopsis : Esta obra coletiva reúne as principais comunicações do I Congresso Internacional "As Fronteiras da Animação Sociocultural", realizado em Abril de 2011, na cidade de Amarante e organizado pela Intervenção (Associação para a promoção e divulgação cultural).



Authenticity in Biology Education


Autor / Author : Anat Yarden, Graça S. Carvalho
Editor / Publisher : CIEC
Sinopse/ Synopsis : This volume consists of 31 original papers presented at the 8th Conference of European Researchers in Didactics of Biology (ERIDOB) held in July, 2010 and hosted by the Research Centre CIEC of the Institute of Education, University of Minho, Portugal, under the theme “Authenticity in Biology Education: Benefits and Challenges.


Bullying - Conhecer e Intervir


Autor / Author : Altemir Gonçalves Barbosa, Lélio Moura Lourenço, Beatriz Pereira
Editor / Publisher : Editora UFJF
Sinopse/ Synopsis : Com o objectivo de colaborar tanto para o esclarecimento em relação ao bullying quanto para o empoderamento de escolas, pais e pesquisadores com informações sobre como prevenir e combater o bullying, organizou-se a presente obra. Ela se encontra subdividida em duas partes denominadas, respectivamente, de “Conhecendo o Bullying Escolar” e “intervindo no Bullying Escolar”. Os textos apresentam tanto estudos empíricos quanto revisões de literatura e foram escritos por autores do Brasil e de Portugal, às vezes em parceria. Destaca-se que, apesar das diferenças culturais e educacionais entre os dois países, há muitas semelhanças quando se trata do bullying. Espera-se que este livro forneça aos leitores uma possibilidade de conhecer mais profundamente essa modalidade de agressão entre pares no contexto escolar. Almeja-se, principalmente, que o conhecimento sirva com instrumento para intervir no bullying, especialmente para os educadores.



Competências do Professor: Representações sobre a formação e a profissão


Autor / Author : Elza Mesquita
Editor / Publisher : Edições Sílabo
Sinopse/ Synopsis : Os rumos que a formação inicial de professores tomou podem entrecruzar-se com a análise que se realiza nesta obra, onde a autora expressa, sobretudo, as representações que os alunos da formação inicial têm relativamente às suas vivências pessoais e profissionais, à profissão e às competências que consideram essenciais para o exercício da sua docência. A análise procura os elementos que devem integrar uma definição de competência docente, começando pela situação a tratar, a colocação em ação de recursos (cognitivos, afetivos, sociais,contextuais), a mobilização de capacidades e a activação de habilidades, sabendo que os conteúdos disciplinares alimentam as habilidades e as capacidades e facilitam ou inibem a competência colocada em ação. A competência docente não é mais um saber do professor, mas uma capacidade de ação face a uma situação complexa que não pode esperar por exames e diagnósticos suplementares, mas exige ação imediata e, por isso, está sujeita a erro.


Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico


Autor / Author : Pedro Palhares, Alexandra Gomes, Elza Amaral
Editor / Publisher : LIDEL
Sinopse/ Synopsis : A preparação matemática dos professores do Ensino Básico é um aspecto que se revela de enorme importância para a melhoria da educação matemática das crianças. Reconhecendo isto mesmo, a mais recente reorganização da formação de educadores de infância e professores do Ensino Básico veio colocar um maior enfoque na área de matemática, tendo aumentado o número de horas dedicadas a esta disciplina no currículo de formação inicial destes profissionais. Tendo em atenção esta mudança, um grupo de docentes do ensino superior que trabalham na formação de professores lançou-se no desafio de elaborar um livro que pudesse dar resposta às necessidades acrescidas de formação em matemática. Nasceu assi esta obra, que representa uma continuidade de “Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico”, no qual já alguns desses autores tinham participado. Procurou-se oferecer mais matemática, mas sem repretição do projeto anterior e com ligação ao currículo do Ensino Básico.



Crítica e Investigación en LiteraturaInfantil y Juvenil


Autor / Author : Diversos
Editor / Publisher : Ana Margarida Ramos, Isabel Mociño González
Sinopse/ Synopsis : Neste volume, Crítica e Investigação em Literatura Infantil e Juvenil, realiza-se uma análise ao actual estado da investigação na área científica, tomando como objecto de análise o âmbito ibérico. Para tal, reúnem-se textos de cariz descritivo sobre o trabalho que está a ser desenvolvido em diferentes centros e grupos de investigação especializados, para além de dar visibilidade à apresentação detalhada de alguns projetos de investigação que estão sendo desenvolvidos no âmbito da elaboração de Teses de Doutoramento e de Trabalhos de Investigação Tutorada (TITs), que tenham sido recentemente concluídos ou quer se encontrem ainda em fase de redação. Trata-se de procurar lançar uma panorâmica global do estado da investigação actual em Literatura para a Infância e a Juventude no âmbito ibérico, uma medida que segue e completa outras iniciativas relevantes, como a publicação de “Docência, Investigación y Crítica de LIJ en el Marco Ibérico. Informe 2004-2007 (2008), um volume editado pelo Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (CEPLI), da Universidade de Castilla-La Mancha, em parceria com a Rede Temática LIJMI (Las Literaturas Infantiles y Juveniles del Marco Ibérico e Iberoamericano).


Da Autonomia da Escola ao Sucesso Educativo: Obstáculos e Soluções


Autor / Author : Diversos
Editor / Publisher : Edições Cosmos
Sinopse/ Synopsis : Esta coleção, que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém organiza com a editora Cosmos, destina-se a educadores e professores e procura dar respostas a questões que preocupam no quotidiano do seu trabalho. Este livro divulga análises e trabalhos de investigação de vários autores e autoras sobre a escola como espaço de autonomia promotor de um maior sucesso educativo.



Das Letras à Matemática


Autor / Author : Pedro Palhares, Dores Ferreira, Leonel Vieira
Editor / Publisher : AEME
Sinopse/ Synopsis : Este é um curioso e muito interessante livro onde as conexões entre a Matemática e a Língua se presentificam a cada página. Os autores, professores e investigadores de Matemática, propõem-nos uma série de situações onde a Matemática se dá a ler nos contextos e interstícios do nosso quotidiano. Se quando escrutinada por aqueles que não conhecem nem tão pouco dominam o seu código, a Matemática tem sido olhada, por vezes, com algum receio ou tem sido injustamente acusada de evidenciar um determinado dissídio do seu saber face à realidade concreta do mundo empírico e histórico-factual, esta obra mostra-nos, com clareza, que a Matemática faz parte da nossa vida e do nosso agir em sociedade.


De Capuz, Chapelinho ou Gorro - Recriações de O Capuchinho Vermelho na Literatura Portuguesa para a Infância


Autor / Author : Sara Reis da Silva
Editor / Publisher : Tropélias & Companhia
Sinopse/ Synopsis : Editado no âmbito do bicentenário da primeira edição dos contos dos irmãos Grimm (1812), o presente volume apresenta um conjunto de leituras em torno de uma das mais famosas narrativas aí incluídas: “O Capuchinho Vermelho”. Tendo como objeto de estudo obras/textos de autoria variada e geneologicamente diversos, as análises reunidas neste livro articulam uma abordagem da vertente verbal e da componente ilustrativa. A diversidade de referências aqui incluídas poderá possibilitar a outros investigadores, profissionais de educação e mediadores de leitura mais ou menos especializados uma leitura alargada e/ou um/a eventual conhecimento/consolidação de reescritas e revisitações da história clássica protagonizada pela menina do Capuchinho Vermelho.



Entre Textos: Perspectivas sobre a Literatura para a Infância e Juventude


Autor / Author : Sara Reis da Silva
Editor / Publisher : Tropélias & Companhia
Sinopse/ Synopsis : Escritos, na sua maioria, entre 2010 e 2011, os cerca de vinte estudos coligidos nesta obra representam uma extensão e uma profundidade variadas, possuindo como objecto um corpus textual de autoria plural, portuguesa e estrangeira. Nestas abordagens, procura-se equacionar teórica e criticamente não só problemáticas “clássicas”, mas também tópicos/questões emergentes ou, ainda, em consolidação no domínio da literatura de potencial destinatário extratexual infanto-juvenil e, consequentemente, da sua recepção crítica ou investigativa.


Globalização na Literatura Infantil - Vozes, Rostos e Imagens


Autor / Author : Fernando Azevedo, Armindo Mesquita, Ângela Balça, Sara Reis da Silva
Editor / Publisher : Lulu Entreprises, N.C, EUA
Sinopse/ Synopsis : O que significa a globalização hoje? Quais os seus lugares, vozes, rostos e imagens na literatura de potencial receção leitora infantil e juvenil? Como é que ela é dada a ler? De que forma é que as gerações mais jovens concebem a existência de um mundo diverso e plural, um mundo onde o Outro cada vez mais se presentifica e se torna um meu semelhante? Este volume apresenta 24 olhares diversos dos modos como a actual Literatura Infantil e Juvenil inscreve e interroga a Globalização. A obra é produzida no âmbito de um projeto de pesquisa em curso no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e possui o patrocínio do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ).



Guião de Educação: Género e Cidadania, 1º Ciclo


Autor / Author : Maria João Cardona (coord), Conceição Nogueira, Cristina Vieira, Isabel Piscalho, Marta Uva e Teresa-Cláudia Tavares
Editor / Publisher : Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Sinopse/ Synopsis : À semelhança do Guião de Educação já realizado para a educação pré-escolar, esta publicação pretende apoiar as práticas educativas de professores e professoras do 1º ciclo do ensino básico, no que diz respeito ao trabalho sobre género e cidadania. As questões relativas ao género e cidadania fazem parte do quotidiano da vida das crianças e entram, naturalmente, na vida das escolas. Muitas vezes, alegando a sua transversalidade, a abordagem desta área acaba por ser desvalorizada. Não é fácil o desenvolvimento de um trabalho educativo sustentado em torno destas questões, nomeadamente em contexto de sala de aula, pelo que tendem a ser muitas vezes ignoradas e/ou reprimidas. Alega-se a complexidade e a falta de preparação e formação de professores e professoras para lidarem com estes conteúdos e para lhes darem a atenção necessária. Paralelamente, a falta de referências bibliográficas e a falta de recursos acabam por vir reforçar esta lacuna, levando a uma ausência de intencionalidade educativa em relação a este tipo de conteúdos. Foi na tentativa de colmatar algumas destas dificuldades que construímos este guião.


Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - Trajetos Intergeracionais


Autor / Author : Alberto Nídio Silva
Editor / Publisher : ATAHCA
Sinopse/ Synopsis : Este é um livro sobre as crianças. E sobre os adultos. Um livro deslumbrante, pese o seu peso. Um livro que nos ajuda a pensar. Que nos ajuda a olhar para as crianças, para os tempos do sonho e da verdade, para os espaços de crescer e de estar vivo. Um livro que, na denúncia que contém, talvez nos ajude também a construir um mundo melhor. Onde a roda da brincadeira continue a girar e o papagaio de papel do jogo e da brincadeira possa esvoaçar, trilhando no espaço, rumos renovados de alegria e esperança. A presente obra interessa a investigadores, pais, professores, educadores, monitores, autarcas e a quantos se revejam na necessidade urgente de acudir às inquietantes disjunções sociais que retiraram as crianças do mundo fantástico da brincadeira grupal livre e espontaneamente vivida fora de portas e se queriam constituir agentes ativos reconstrutores dessa realidade vital há pouco tempo perdida.



Leitura e Bibliotecas: Trilhos da mesma narrativa


Autor / Author : Maria da Graça Sardinha, Fernando Azevedo
Editor / Publisher : LuluEntreprises, N.C, EUA
Sinopse/ Synopsis : Numa simbiose entre leitura, literacia, sociedade de informação, bibliotecas e mediadores assim nasceram os textos reunidos neste volume que, experienciados em realidades geográficas distintas, oferecem uma visão atual, ampla e alargada no espaço e no tempo, testemunhando o crescimento cultural dos contextos onde se inserem. Verdadeiras balizas de desenvolvimento e crescimento dos leitores, os textos apresentados sobre leituras e bibliotecas expressam quer mensagem do Manifesto IFLA UNESCO sobre bibliotecas públicas, quer o desenvolvimento do projecto das BECRES nas escolas onde se inserem. Da generalidade dos textos emerge a crença na complexidade do mundo da literacia que, por assumir contornos de constante imperfeição, à medida que a sociedade se transforma, exige das bibliotecas e dos mediadores a responsabilidade de, através de parcerias e permanente actualização, ajudarem na formação de cidadãos ativos e interventivos e, em simultâneo, no desenvolvimento do país.


Metodologias de Investigação em Animação Sociocultural


Autor / Author : Marcelino de Sousa Lopes
Editor / Publisher : Intervenção /CIEC
Sinopse/ Synopsis : Nos anos 80 a Animação Sociocultural entra no Ensino Superior em Portugal e de então para cá em todas as regiões deste país são criados cursos na área da Animação Sociocultural com diferentes designações: Animação e Produção artística, Animação Artística, Animação Cultural, Animação e Produção Cultural, Animação Sociocultural, Animadores Socioculturais, Animação e Intervenção Comunitária, Animação Socioeducativa, Animação Educativa e Sociocultural, Animação Cultural e Educação Comunitária (…). Já no século XXI, assiste-se, à criação de Mestrados em Animação no Ensino Superior Português, com as designações: Animação Artística, Ciências da Educação – Especialização em Animação Sociocultural, Associativismo e Animação Sociocultural. Os artigos científicos desta obra contribuem por fornecerem os instrumentos relevantes que conferem à Animação Sociocultural a metodologia científica devida.



O Acolhimento Familiar de Crianças: Uma Perspectiva Ecológica


Autor / Author : Paulo Delgado
Editor / Publisher : Profedições
Sinopse/ Synopsis : Este trabalho procura identificar as bases teóricas, os pressupostos e as dimensões fundamentais do Acolhimento Familiar, recorre ao modelo ecológico para enquadrar a interacção entre o sujeito e as características do meio ambiente que o rodeia, analisa os percursos educativos das crianças em acolhimento familiar e prossegue com a reflexão sobre os modelos e os procedimentos de divulgação, de recrutamento, de selecção dos acolhedores, bem como os associados à preparação, acompanhamento e cessação do acolhimento. Caracteriza o modelo de Acompanhamento Familiar português, de acordo com o quadro normativo em vigor, e termina com um breve olhar sobre a realidade do Acolhimento Familiar noutros países europeus.


O Ensino da Escrita: Dimensões Gráfica e Ortográfica


Autor / Author : Adriana Baptista, Fernanda Leopoldina Viana, Luís Filipe Barbeiro
Editor / Publisher : Ministério da Educação
Sinopse/ Synopsis : A presente publicação integra-se numa coleção de brochuras no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Esta coleção tem como objetivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico.



O Espaço e o Tempo na Pedagogia-em-Participação


Autor / Author : Júlia Oliveira-Formosinho
Editor / Publisher : Porto Editora
Sinopse/ Synopsis : Este livro inicia a série Infâncias, Contextos, Diversidades e constitui uma expressão vivida da Pedagogia-em-Participação, a perspectiva pedagógica da Associação Criança. O diálogo íntimo entre imagens e texto ao longo do livro revela uma pedagogia de direitos e declara o respeito pela criança como condição primeira da construção de Aprendizagens Experienciais Significativas.


O Essencial sobre Tabagismo para Médicos


Autor / Author : José Precioso, Manuel Macedo, Catarina Samorinha, Carolina Araújo
Editor / Publisher : APTTB
Sinopse/ Synopsis : Nenhum outro produto de consumo é tão perigoso ou provoca tantas mortes como o tabaco. No nosso país, fumar tabaco mata muito mais pessoas do que a SIDA, as drogas ilegais, os acidentes de tráfego, os assassinios e os suicídios em conjunto. A elevada morbilidade e mortalidade está relacionada com as inúmeras patologias causadas pelo fumo do tabaco, designadamente o cancro de pulmão. a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o Enfarte Agudo do Miocárdio, entre muitas outras. Contrariamente ao que se verifica no sexo masculino, assistimos nas mulheres, durante o periodo de 1998/9 a 2006, a um aumento bastante apreciável do consumo de tabaco, em quase todos os grupos etários. O aumento do consumo de tabaco nas mulheres deixa antever um agravamento dos problemas pré e pós natais. Apesar da dimensão atingida actualmente pela epidemia tabágica, Mendoza (1999) considera o tabagismo um problema vulnerável como outros problemas de saúde no passado. O tabaco é um inimigo sistémico do organismo, pois os seus contaminantes, designadamente os carcinogéneos e irritantes, entram no organismo pelos pulmões e são distribuídos por via sanguínea por todo o organismo, afectando praticamente todos os órgãos. Por esse motivo, todas as especialidades médicas devem lutar contra ele. aconselhando, no minimo, os seus pacientes a parar de fumar. Segundo o Ministério da Saúde (2002), é indispensável que os médicos de várias especialidades (pediatras, médicos de família, médicos de trabalho, cardiologistas, pneumologistas. obstetras, ginecologistas, pediatras, e outros) se envolvam no tratamento da dependência tabágica, como já fizeram e fazem relativamente ao controlo de outros factores de risco para a saúde, designadamente: o controlo da hipertensão, das dislipidemias, da diabetes, ou relativamente a outros problemas de saúde como a prevenção do cancro de mama, do útero, etc. Neste livro serão apresentadas sugestôes que poderão ajudar a prática clínica dos médicos de várias especialidades no que se refere ao tratamento dos fumadores. Pretende ser igualmente um recurso útil para estudantes de medicina e de outras áreas da saúde, que aqui podem encontrar informação sobre programas de cessação tabágica eficazes.



OTrabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação


Autor / Author : Júlia Oliveira-Formosinho, Rosário Gambôa
Editor / Publisher : Porto Editora
Sinopse/ Synopsis : O segundo livro da Série Infâncias, Contextos, Diversidades é o resultado de uma interação intensa entre a teoria, as práticas e as crenças, através de processos de fusão de saberes para a recriação do Trabalho de Projeto como metodologia de ensino para a aprendizagem. Esta metodologia que faz parte da identidade profissional das educadoras de infância portuguesas apela a uma reconstrução permanente. O contributo deste livro é o de apresentar um caso de reconstrução praxiológica de trabalho de projeto na educação de infância.


Poder, Desejo, Utopia - Estudos em Literatura Infantil e Juvenil


Autor / Author : Fernando Azevedo
Editor / Publisher : CIFPEC/CIEC
Sinopse/ Synopsis : Os livros da literatura para crianças e jovens falam-nos do Desejo e da possibilidade do Desejo e da possibilidade de acedermos à Utopia. Esta obra dedica a sua atenção a textos da Literatura Infantil e Juvenil, assinalando as imagens mais representativas da construção cultural dos mundos da infância e da juventude, as relações de poder que estes textos exibem, bem como as formas como a imaginação utópica tem sido dada a ler. Abordando tópicos estimuladores e desafiantes, este livro é relevante para estudantes do ensino superior das áreas de Ciências Sociais, Humanidades e Educação, bem como para todos os que se interessam pela Literatura Infantil e Juvenil.




Disponível Online | Available Online


Processos Psico-Pedagógicos da Aprendizagem (Na Educação Física)


Autor / Author : Paulo Pereira
Editor / Publisher : LusoCiência
Sinopse/ Synopsis : A investigação sobre o ensino tem relevado que os processos cognitivos dos alunos influenciam de forma determinante a sua aprendizagem. Com efeito, o professor pode ter um comportamento de ensino muito adequado (utilizando destrezas de ensino de modo eficaz) mas, por exemplo, se os alunos apresentarem níveis de atenção ou motivação reduzidos, certamente a sua aprendizagem será afetada. Este livro convida-nos a uma reflexão sobre a complexidade das variáveis que intervêm no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a importância de alguns processos de pensamento dos alunos para a prendizagem, bem como dos benefícios dos professores recorrerem a determinadas estratégias, no sentido de os potenciar. O livro inclui ainda dois estudos relativos aos processos cognitivos dos alunos, um dos quais apoiado por uma metodologia predominantemente quantitativa e outro por uma qualitativa. Trata-se de um livro que poderá ser útil a todos os que se preocupam com a educação e a aprendizagem, nomeadamente professores, alunos de cursos de formação de professores, psicólogos e pais.


Universos da Palavra: Percursos de Animação da Leitura


Autor / Author : Cristina Vieira da Silva, Joana Cavalcanti João Carlos Matos, Marta Martins
Editor / Publisher : Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
Sinopse/ Synopsis : É na certeza de que preparar a criança para a leitura é uma responsabilidade de todos, mas principalmente daqueles que a assumem como ofício, que temos vindo a incentivar os estudos que podem acrescentar as devidas alterações nas práticas quotidianas em inúmeros contextos de leitura. Dessa forma, com a intenção de partilhar e divulgar boas práticas de animação da leitura em contextos diversificados, convidamos à leitura de três trabalhos de projeto desenvolvidos no âmbito da 1ª edição do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Animaçãoda Leitura da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tais projetos foram selecionados não somente pelo nível de aprofundamento científico que apresentam, mas também pelo caráter dinâmico e inovador, sendo capazes de servir como motor para a implementação de boas práticas de animação da leitura. Por outro lado, convém enfatizar o facto de que muitos outros trabalhos produzidos no referido curso poderiam, pela qualidade e interesse que têm, fazer parte desta pequena seleção. Contudo, por questões relacionadas com questões de espaço, tivemos de fazer opções, mas deixamos como sugestão a consulta do repositório da ESEPF (www.repositorio.esepf.pt), no qual encontrarão os muitos projetos desenvolvidos no referido Mestrado e que servem de exemplo para a dinamização da leitura a partir de boas práticas. Resta-nos desejar que também estas leituras provoquem a reflexão, sejam prazerosas e, sobretudo, conduzam à construção de espaços significativos para a formação de bons leitores.



Vergílio Alberto Vieira: entre Tradição e Modernidade


Autor / Author : Sara Reis da Silva, João Manuel Ribeiro
Editor / Publisher : Tropélias & Companhia
Sinopse/ Synopsis : O presente volume nasce de uma ideia conjunta de duas pessoas que gostam de poesia, de Palavras e de quem as acarinha. Inspirado numa celebração que merece reconhecimento público e/ou académico, os 40 anos de vida literária de Vergílio Alberto Vieira (n. 1950, Amares-Braga), este livro reúne os textos correspondentes às intervenções no encontro «Vozes e Rostos da Literatura Infanto-Juvenil Portuguesa: Simpósio sobre Vergílio Alberto Vieira», realizado no dia 20 de Maio de 2011, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Tratou de uma iniciativa promovida no âmbito da unidade curricular para a infância e juventude (IE-UM), da responsabilidade de Sara Reis da Silva e das actividades da Tropelias & Companhia – Associação Cultural. Mais do que um evento fechado nos muros da academia, este procurou ser uma reunião de estudiosos e/ou investigadores e ilustradores da obra do poeta de “A Cor das Vogais” e, muito especialmente, um encontro do próprio autor com os seus leitores. E comum a todos sentiu-se a vontade de partilhar leituras e abrir linhas de reflexão e interpretação textuais, numa busca simultânea e fraterna de sensibilidades artísticas.


VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde


Autor / Author : Beatriz Pereira, Graça S. Carvalho
Editor / Publisher : CIEC
Sinopse/ Synopsis : Livro de Resumos do VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (19-22 de Julho de 2011, Universidade do Minho, Braga - Portugal): A actividade física promotora da saúde e de desenvolvimento pessoal e social.